Águas

André de Paula detalha ações da Pesca e Aquicultura no Bom Dia, Ministro

Titular da pasta fala sobre panorama da atividade pesqueira no Brasil e apresentar os projetos para expansão do setor

28/11/2023 19:00
André de Paula detalha ações da Pesca e Aquicultura no Bom Dia, Ministro
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O titular da Pesca e Aquicultura, André de Paula, é o convidado do Bom dia, Ministro desta quarta-feira (29/11). Na conversa ao vivo com radialistas de todo o Brasil, ele fala sobre os resultados do levantamento do Painel de Consultas do SISRGP (Registro Geral da Atividade Pesqueira). De acordo com os dados obtidos, o País conta com 1.035.478 pescadores profissionais ativos, todos licenciados. Desse total, 507.896 são mulheres – o que representa 49% de participação feminina no ofício.

Os dados foram gerados após a conclusão dos trabalhos da força-tarefa que envolveu 80 servidores dos ministérios da Pesca e Aquicultura, Trabalho e Emprego, e Previdência Social. Esse grupo ficou reunido por 56 dias, entre 15 de setembro e 10 de novembro, num centro de processamento de dados montado no hotel do SESC, em Sirinhaém, litoral sul de Pernambuco. E lá fez o processamento de 180.638 pedidos de registro acumulados nos últimos anos.

Para o pescador, o Registro Geral da Atividade Pesqueira é o documento que corresponde ao registro profissional das demais categorias. Ao obter seu RGP, o pescador ganha a carteirinha que lhe permite pescar profissionalmente e também o direito a benefícios sociais como o seguro defeso, que é como se chama o salário mínimo pago pelo governo durante o ciclo reprodutivo dos peixes, em que a pesca é proibida.

Outro tema que será abordado pelo ministro será a seca na região Norte, e quais medidas estão sendo tomadas pela pasta para mitigar seus efeitos. Cerca de R$ 400 milhões foram destinados ao pagamento do auxílio emergencial a pescadores artesanais dos estados afetados pela seca, bem como à aquisição de alimentos da agricultura familiar.

TRANSMISSÃO AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao vivo, das 8h às 9h. Pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do CanalGov.

Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal do programa “A Voz do Brasil”. O “Bom dia, Ministro” é uma produção da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, em parceria com a EBC.

PARTICIPE – Comunicadores e jornalistas de rádio de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagem para o telefone (61) 99222.1282 (WhatsApp) informando o nome da rádio, município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte