Brasil em Pauta entrevista a ministra Luciana Santos
A titular da Ciência, Tecnologia e Inovação vai abordar as ações do governo para a valorização do saber científico neste domingo (12/11), às 20h30, no Canal Gov
Em entrevista ao Brasil em Pauta desta semana, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, destacou a recomposição integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDTC). “Nós estamos dizendo em alto e bom som que a ciência voltou, que nós valorizamos nossos pesquisadores e pesquisadoras, professores, Institutos Federais, universidades e nossos cientistas, que são um patrimônio do povo brasileiro”. A atração vai ao ar no domingo (12), às 20h30, no Canal Gov.
Luciana afirmou que o governo trabalha na criação de um forte programa de inclusão digital para os próximos anos: “Queremos dar alternativa de capacitação e qualificação para a juventude brasileira. É uma possibilidade de mudança de vida que se dá de maneira muito rápida, quando você se qualifica na área de tecnologia da informação”.
A ministra também adiantou que a quinta edição da Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia deve ocorrer no primeiro semestre de 2024 e ressaltou inovações que estão a caminho. “Está na nossa agenda produção de IFA (princípio ativo de um medicamento), o reator multipropósito, que vai garantir que a gente tenha autonomia no radioisótopos no Brasil, para que a gente não precise mais importar”, explica.
Engenheira Eletricista, a ministra Luciana Santos já foi deputada estadual e federal, prefeita de Olinda, secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, e vice-governadora de Pernambuco. E é a primeira mulher a ocupar o posto de ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Saiba como sintonizar o Canal Gov na sua TV.
Você também pode assistir pelo YouTube.
Por: Canal Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte