Campanha do MDHC em parceria com a Secom é premiada no Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2023
Vídeo publicitário foi divulgado pelo governo federal no mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, marcado pelo dia 18 de maio
O vídeo publicitário Sinais , da Campanha 18M, de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi premiado no Festival Internacional El Ojo de IberoAmerica 2023 . O material foi divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e outros órgãos do governo federal, em parceria com a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), para estimular a população a denunciar os casos de abuso por meio do Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022 mostram que 82,5% dos estupros de vulneráveis (pessoas menores de 14 anos) são cometidos por agressores conhecidos das vítimas e que 76,5% dos crimes acontecem dentro dos lares. A produção retratou essa realidade. O conteúdo mostrou também que quem sofre esses abusos não fala sobre o que está passando. Principalmente pela pouca idade, são vítimas que não conseguem reagir, se proteger ou denunciar para as autoridades. No entanto, as vítimas denunciam com sinais.
É essa sinalização que o vídeo publicitário mostra: a identificação de sinais, por meio de desenhos, junto com mudanças de comportamentos, são alguns dos principais indícios para mapear abusos sexuais de crianças. Com base nesses indícios, a campanha buscou reforçar a importância da detecção dos abusos e do encaminhamento das denúncias pelo Disque 100.
A campanha foi premiada na categoria Produção Audiovisual – Bajos Presupuestos, com a premiação bronze, no Festival El Ojo de Iberoamérica 2023 .
Confira aqui o vídeo publicitário
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Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
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