Povos indígenas

Caravana “Participa, Parente!” está no Mato Grosso do Sul para ouvir povos indígenas

A iniciativa vai passar por seis estados para eleger os representantes dos povos e organizações indígenas para composição do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI)

24/11/2023 13:40
Caravana “Participa, Parente!” está no Mato Grosso do Sul para ouvir povos indígenas
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

 

A terceira etapa da Caravana “Participa, Parente!”, do Ministério dos Povos Indígenas, acontece ao longo desta semana, no Mato Grosso do Sul. Nesta sexta-feira (24/11), a ministra da pasta, Sonia Guajajara, estará na Assembleia Aty Guasu, em Caarapó, para dialogar com a comunidade indígena Guarani Kaiowá e acolher as reivindicações dos povos dessa região. Os participantes também vão escolher seus representantes que vão compor o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI).

A Caravana “Participa, Parente!” marca a retomada do CNPI e da participação popular na definição e no acompanhamento das políticas indigenistas. Serão realizados sete encontros em seis estados para ouvir o posicionamento dos diferentes povos e para que eles escolham seus representantes para a composição do CNPI. Os encontros ocorrem até o dia 20 de dezembro.

Trinta representantes dos povos e das organizações indígenas serão eleitos para o Conselho, que é composto ainda por 30 representantes do Poder Executivo federal, e por quatro representantes de entidades indigenistas sem fins lucrativos, que atuarão como conselheiras, sem direito a voto, totalizando 64 membros.

Em abril deste ano, no Acampamento Terra Livre, o CNPI foi restituído em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Trata-se de um colegiado de caráter consultivo e paritário, responsável pela elaboração e pelo acompanhamento da implementação de políticas públicas destinadas aos povos indígenas.

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte