Caravana Federativa em Palmas impulsiona desenvolvimento e cooperação municipal
Evento reuniu gestores públicos e ministérios, destacando a importância da parceria e da inovação tecnológica para o avanço do Tocantins
A Quarta Caravana Federativa do governo federal chegou ao Tocantins e, nos dias 9 e 10 de novembro, propiciou aos gestores públicos, prefeitos e equipes técnicas a oportunidade de discutir iniciativas que vão alavancar o desenvolvimento do estado.
O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, disse que a quarta edição do evento tornou-se a maior até o momento, em relação à proporção de prefeitos e prefeitas participantes. Ele também anunciou verbas para a construção de um hospital em Palmas e para obras de infraestrutura no estado.
“A Caravana Federativa foi criada para facilitar a adesão das prefeituras aos programas sociais atualmente disponíveis, como o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família, entre outros, além de dar esse auxílio aos prefeitos em resolver as principais demandas da sua cidade”, explicou Padilha.
Após passagens por Bahia, Rio de Janeiro e Porto Alegre, o evento em Palmas, realizado no Colégio Militar, contou com representantes de 26 ministérios e várias entidades federais, incluindo o Serpro - empresa pública de tecnologia da informação do governo federal - além do BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, FNDE e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
O assessor da presidência do Serpro, André Agatte, ressaltou a contribuição da empresa na modernização tecnológica de estados e municípios, citando o sucesso de projetos da estatal em Araguaína, um polo regional do Tocantins. "A participação do Serpro na Caravana de Palmas foi na perspectiva de levar políticas públicas de inovação, modernização e inclusão digital, somando-se às diretrizes que o governo federal tem construído através do Ministério da Gestão e Inovação, especialmente no que se refere a municípios menores e regiões mais distantes. Nosso objetivo é agregar valor e conhecimento no processo de construção de cidades inteligentes, modernas e inclusivas", afirmou.
As caravanas
As Caravanas Federativas desempenham um papel crucial em facilitar a comunicação entre os municípios e o governo federal. A comitiva do governo, composta por representantes de vários ministérios, autarquias e bancos públicos, oferece assistência na elaboração de projetos, na obtenção de recursos e na solução de problemas processuais. O objetivo é fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, garantindo um acesso mais amplo aos serviços federais.
Por: Serpro
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte