Ciências

MCTI participa de encontro dos BRICS sobre nanotecnologia e materiais

Delegação brasileira foi composta por membros da pasta e de institutos de pesquisa de diferentes estados brasileiros

06/11/2023 19:20
MCTI participa de encontro dos BRICS sobre nanotecnologia e materiais
Foto: Divulgação/MCTI

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) participou de 31 de outubro a 4 de novembro do 5º Encontro do Grupo de Trabalho em Nanotecnologia e Ciência dos Materiais dos BRICS, em Suzhou, China. A delegação brasileira foi composta por representantes do MCTI e 6 institutos de pesquisa de diferentes estados. O ministério tem participado do Grupo de Trabalho desde 2019, inclusive organizando a 3ª reunião, em Manaus, em 2021.

Os principais objetivos do GT são incentivar a cooperação no campo da ciência dos materiais e nanotecnologia; disseminar e facilitar o compartilhamento de equipamentos e instalações de pesquisa nas principais áreas de cooperação; organizar conferências nas áreas temáticas de interesse comum e articular iniciativas e projetos conjuntos envolvendo os países do bloco.

A delegação brasileira foi composta por representantes do MCTI e pesquisadores de instituições brasileiras de Ciência, Tecnologia e Inovação, como o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Franciscana (UFN), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Goiás (UFG), todas com ampla experiência em materiais e nanotecnologia.

Além da participação na reunião do GT dos BRICS, a delegação brasileira participou de dois fóruns paralelos, em energia e materiais e em biomateriais e bionanotecnologia. Ainda houve visitas a instituições e empresas de base tecnológica chinesas.

 

Por: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

 

Link: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/11/com-participacao-do-mcti-brics-realizam-encontro-sobre-nanotecnologia-e-materiais-na-china
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte