Começam seminários sobre intersetorialidade na educação
Evento do MEC acontece em todas as regiões do País, contribuindo com o debate para a Conae 2024. Primeira edição será no Nordeste, em Horizonte (CE), nos dias 7 e 8/11
O Ministério da Educação (MEC) realizará, em todas as regiões do Brasil, o I Ciclo de Seminários Regionais Trilhas de Aprendizagem sobre Intersetorialidade na Educação. A primeira edição será na região Nordeste, em Horizonte (CE), nos dias 7 e 8 de novembro desta semana. A programação também inclui o Seminário Nacional de Pesquisadores em Intersetorialidade e Práticas Institucionais Colaborativas, a ocorrer nos dias 20 e 21 de novembro, em Brasília (DF). Ainda em 2023, a terceira edição será nos dias 5 e 6 de dezembro, na Região Sul, em Passo Fundo (RS).
O objetivo é contribuir com o debate da Conferência Nacional Extraordinária de Educação (Conaee 2024) em seu Eixo I - O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.
O Ciclo é promovido pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) por meio da Diretoria de Articulação Intersetorial (DAI). Os eventos têm como foco as experiências das cidades em intersetorialidade na e com a educação, a fim de se conhecerem e trocarem experiências vivenciadas no âmbito regional e territorial. Nesse sentido, busca-se a formulação de políticas públicas intersetoriais de educação para construção de um caminho colaborativo intersetorial entre os vários órgãos das administrações municipais.
Entre os temas debatidos, estão: “Intersetorialidade: Objetivos e propósitos comuns às experiências”; “Intersetorialidade: Gestão, governança, atores e insumos/recursos”; “Intersetorialidade: Equipamentos, espaços educativos e território”; e “Intersetorialidade: Desafios, continuidade e perspectivas”.
No seminário da Região Nordeste, também serão apresentadas experiências locais, como: “Arranjos de desenvolvimento da educação do Extremo Sul da Bahia - ADE Abrolhos”; “Cienvivência na preservação do Cerrado brasileiro”; “Projeto protagonismo juvenil na escola: #Fora da escola não pode”; “Mobilização para frequência escolar - Todos para escola: Lugar de criança e adolescente é na escola”, entre outros.
O evento é voltado aos gestores municipais vinculados às práticas intersetoriais, representantes dos municípios onde são desenvolvidas experiências das Cidades Educadoras, do Bairro-Escola e da Cidade-Aprendiz, dos Comitês Territoriais de Educação Integral, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entre outras representações.
Pesquisadores – Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cgari@mec.gov.br, pelos telefones (61) 2022-7634, 2022-2043 e 2022-9397 e pela página do evento. https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/eventos/ciclo-de-seminarios-regionais-trilhas-de-aprendizagem-sobre-intersetorialidade-na-educacao
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte