Esporte

Contemplado pelo Bolsa Atleta, Gui Santos passa a ser único representante do Brasil na NBA

Natural de Brasília, ala foi escolhido pelo Golden State Warriors, equipe sete vezes campeã da liga nacional de basquete dos Estados Unidos, para o elenco da atual temporada

07/11/2023 23:46
Contemplado pelo Bolsa Atleta, Gui Santos passa a ser único representante do Brasil na NBA
Foto: Divulgação/MEsp

 

A temporada da NBA, que começou no dia 24 de outubro, volta a ter um toque “brasileiro”. Na segunda-feira (6.11), Gui Santos assinou contrato de três temporadas com o Golden State Warriors, equipe sete vezes campeã da liga nacional de basquete dos Estados Unidos. Agora, ele vai atuar novamente ao lado do astro Stephen Curry.

Natural de Brasília e contemplado pelo Bolsa Atleta, Gui Santos passa a ser o único representante do país na competição. “Estou muito feliz. Difícil encontrar palavras para dizer o que estou sentindo. É a realização de um sonho que não é só meu, mas da minha família, dos meus amigos”, relatou.

Escolhido pelos Warriors, no chamado draft, o atleta havia atuado por uma temporada teste em 2022/23, mas não chegou a jogar na campanha regular. Agora, volta à equipe da Califórnia. “Trabalhei muito duro para que esse dia chegasse. Muita gente me ajudou para que isso fosse possível, para que eu chegasse até aqui”, prosseguiu Gui Santos.

A família, que ainda vive na capital federal, se emociona com o feito do jovem, que mudou de país para realizar seus sonhos. “Quem trabalha, colhe. Não tem jeito. Isso é o segredo da vida”, definiu Deivisson Santos, pai do atleta.

Contemplado pelo programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte na categoria Nacional, Gui Santos destaca a relevância do auxílio para o desenvolvimento da carreira. “A importância do Bolsa Atleta é muito grande na base. O clube não te fornece ajuda de custo, quase nada. Fornece alimentação e moradia”, recorda o ala, que começou a carreira em Brasília e passou por times como o UniCeub e Clube da Vizinhança. “A Bolsa Atleta vem para ajudar muito. Ajudou o Gui a comprar um suplemento, um tênis. É de grande importância”, explicou o pai de Gui.

Bolsa Atleta
O Governo Federal mantém, desde 2005, um dos maiores programas de patrocínio individual no mundo. O público beneficiário são atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais de sua modalidade.

O programa garante condições para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e a competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paralímpicas.
Desde 2012, com a Lei 12.395/11, é permitido que o candidato tenha outros patrocínios, o que propicia que atletas consagrados possam ter a bolsa e, assim, contar com mais uma fonte de recurso para suas atividades.

São seis categorias de bolsa oferecidas pelo Ministério do Esporte: Atleta de Base; Estudantil; Nacional; Internacional; Olímpico/Paralímpico e; Pódio. A partir da assinatura do termo de adesão, os contemplados recebem o equivalente a 12 parcelas do valor definido em cada categoria.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/contemplado-pelo-bolsa-atleta-gui-santos-passa-a-ser-unico-representante-do-brasil-na-nba
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte