Direitos da população quilombola é pauta da Voz do Brasil desta terça-feira (07)
O secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos, vai detalhar o assunto a partir das 19h
O programa A Voz do Brasil, desta terça-feira (07), vai abordar as ações do Governo Federal para a promoção dos direitos da população quilombola, que abrange cerca de 214 mil famílias e mais de um milhão de pessoas no País.
Para detalhar o assunto, o entrevistado desta noite é o secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos.
O Governo Federal anunciou, em março deste ano, um pacote com medidas pela igualdade racial. Entre elas, o programa Aquilomba Brasil, uma ampliação do Brasil Quilombola, composto por um conjunto de medidas intersetoriais voltadas à promoção dos direitos da população quilombola. A ação tem ênfase nos eixos de acesso à terra, infraestrutura e qualidade de vida, inclusão produtiva e desenvolvimento local, direitos e cidadania.
Gestão territorial e ambiental
Outro assunto a ser abordado, ao vivo, é a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PGTAQ). A política está em fase de construção em uma ação conjunta que envolve esforços governamentais, participação ativa das comunidades quilombolas e parceria com a sociedade civil. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento dos territórios quilombolas, respeitando suas raízes culturais e promovendo a sustentabilidade ambiental.
Não perca a edição da Voz do Brasil desta noite, ao vivo, a partir das 19h. Confira pelo Canal Gov ou pelas emissoras de rádio de todo o País.
Por: Agência Gov
Texto: Thays de Araújo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte