Festa Literária Internacional de Paraty terá participação de cordelistas
Com parte da programação, a Casa de Cordel, no Escritório Técnico do Iphan, apresenta declamações, rodas de conversa, intervenções teatrais e muito mais
A Literatura de Cordel está presente durante a Festa Literária de Paraty (Flip ), entre os dias 22 e 26 de novembro de 2023. A programação é sediada na Casa de Cordel, no Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizado na Praça da Matriz, e também Areal do Pontal , anexo à Casa . A ocasião conta com a participação do SP Cordel, coletivo de residentes do e stado de São Paulo, que tem como objetivo difundir, promover e fortalecer a L iteratur a de C ordel brasileira.
O E scritório T écnico do Iphan , referência na divulgação dessa expressão literária, apresenta programação diversificada na feira literária mais famosa do Br asil. Durante a programação, o público vivencia declamações, contação de histórias, intervenções teatrais e cantantes, vendas de cordéis, lançamentos de livros e rodas de conversa sobre o bem cultural.
O evento tem início com a abertura da C asa de Literatura de Cordel e a inauguração da extensão da Casa no Areal do Pontal, culminando com a apresentação d e Costa Senna . Nos dias seguintes, as manhãs serão dedicadas a participações abertas ao microfone, com declamações espontâneas dos cordelistas . Durante as tardes , os visitantes podem conferir os lançamentos de cordéis, apresentações musicais e espetáculos.
Literatura de Cordel
Registrado como Patrimônio Cultural desde 2018, a Literatura de Cordel refere-se não apenas ao gênero literário, mas também a um veículo de comunicação, ofício, e meio de sobrevivência para inúmeros cordelistas. Inserido na cultura nacional em fins do século XIX, o cordel é elemento constituinte da diversidade cultural brasileira, com contribuições das culturas africana, indígena, europeia e árabe. Conjuga tradições da oralidade, da poesia e das narrativas em prosa, e se constituiu como uma relevante forma de expressão. Ao longo do seu desenvolvimento, se associou às narrativas orais, à cantoria, ao repente, à embolada, à glosa e à declamação. A estruturação dos poemas favorece a fácil memorização dos versos, o que contribuiu para a enorme popularidade do gênero.
Serviço:
Casa da Literatura de Cordel
Data: 22 a 26 de novembro de 2023
Local: Casa de Cordel, E scritório T écnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) , localizado na Praça da Matriz e com programação integrada na Areal do Pontal .
Programação
Por: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte