Fim de semana de mutirões de BPC em Irajá, Nova Iguaçu e Duque de Caxias
Os agendamentos prévios para as 125 vagas disponíveis podem ser feitos pela internet, via Meu INSS e pela Central 135
O próximo fim de semana será de mais mutirões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para atender segurados que deram entrada no pedido de concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os serviços vão ocorrer no sábado (25/11) nas Agências da Previdência Social (APS) Avenida Brasil, em Irajá, Zona Norte do Rio, além de Nova Iguaçu e Duque de Caxias, as duas na Baixada Fluminense. Ao todo serão 155 vagas para análise social de segurados feitas por assistentes sociais, em Irajá e Nova Iguaçu, e outras 67 vagas de perícia médica para concessão de BPC, somente na APS Duque de Caxias.
Os agendamentos prévios para as 125 vagas disponíveis para Nova Iguaçu e para as 30 vagas oferecidas em Irajá com assistentes sociais do INSS podem ser feitos pela internet, via Meu INSS e pela Central 135. A APS Nova Iguaçu fica na rua Estados Unidos 300, no bairro Metrópole. Em Irajá, a unidade de atendimento está localizada na Avenida Brasil 17.673.
Os segurados também têm como agendar remotamente consultas de perícia médica na APS Duque de Caxias. A agência fica na rua Marechal Deodoro 1.119, Bairro Jardim Vinte e Cindo de Agosto. Os mutirões fazem parte do plano de ação para enfrentamento às filas de atendimento no INSS.
Tem direito de requerer o BPC, pessoa com deficiência e renda familiar de até ¼ do salário-mínimo (R$ 330) per capita, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O valor do benefício é de um salário-mínimo (atualmente de R$ 1.320).
Não é necessário ter contribuído para o INSS. O segurado não tem direito ao décimo terceiro salário e o benefício não é revertido em pensão por morte.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte