Voltada para o turismo de luxo, a Galeria Visit Brasil Miami, nos Estados Unidos, recebeu visitantes no início de novembro, nos dias 9 e 10. Em parceria com o Sebrae, a Embratur apresentou para os norte-americanos destinos turísticos brasileiros que oferecem experiências exclusivas, personalizadas e de autenticidade, voltadas para a sustentabilidade, o bem-estar, a cultura e a gastronomia brasileira.
A primeira apresentação da galeria uniu a Associação Brasileira de Viagens de Luxo (BLTA, na sigla em inglês), que congrega os melhores hotéis e operadores de turismo do Brasil, e a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que usa a gastronomia como instrumento para transformações sociais, para conversar com convidados. A intenção foi, justamente, mostrar para eles como os dois temas estão diretamente ligados.
A coordenadora de Cultura e Gastronomia da Embratur, Ana Paula Jacques, explicou a escolha da associação e da organização. “Quando falamos em luxo, trazemos todo um olhar sobre a autenticidade, brasilidade e sustentabilidade. As pessoas vivenciam experiências sob demanda. É um trabalho de inclusão, mas que atinge esse grupo de luxo, porque os conecta com uma viagem de propósitos, onde as pessoas podem reduzir, por exemplo, seus impactos ambientais”, apontou.
Diversidade cultural
A diretora executiva da BLTA, Simone Scorsato, por sua vez, destacou a importância de apresentar a identidade brasileira, a diversidade cultural e os destinos de turismo sustentável e regenerativo. “Estivemos com oito associados e foi um primeiro momento de conexão com o mercado de Miami e, sobretudo, um primeiro momento de conexão da BLTA com a Embratur em um evento para promover o Brasil num caminho de arte, alegria, cultura, gastronomia e música”, comentou.
No caso da Gastromotiva, os visitantes puderam participar de um almoço cujo menu foi elaborado pelo chef David Hertz, fundador da organização, e apresentado pela também chef Regina Nunes, parceira do projeto. A Gastromotiva é voltada, principalmente, para a formação de jovens de baixa renda que aprendem sobre a profissão de cozinheiro e empreendedorismo, e o cardápio foi feito com um conceito de sustentabilidade, ingredientes tradicionais do Brasil e aproveitamento de 100% dos alimentos.
Em Miami há quase uma década, Regina Nunes conheceu a Gastromotiva em 2022 e virou chef voluntária. Ela destacou que o cardápio selecionado ajudou os convidados a conhecerem um pouco dos ingredientes brasileiros, da “alegria brasileira e da nossa festividade”, afirmou.
O cantor e compositor brasileiro Jair Oliveira, mais conhecido como Jairzinho, se apresentou no almoço de abertura e elogiou o evento. “A Galeria Visit Brasil da Embratur foi muito animada, com essa energia brasileira que é tão gostosa”, comentou.
Destinos brasileiros
A Galeria apresentou aos potenciais turistas internacionais destinos de turismo regenerativo, como o Pantanal, a Amazônia e o Cerrado; de turismo de bem-estar e imersão na natureza, com locais como Conceição do Ibitipoca (MG), Campos do Jordão (SP) e Florianópolis (SC), e turismo de experiências exclusivas, como o Rio de Janeiro (RJ).
No segundo dia de evento, o foco foi para os turistas interessados em mergulho recreativo e turismo de natureza e aventura. Os presentes participaram de um bate-papo com o gerente regional da América Central da PADI, uma das maiores certificadoras de mergulho recreativo no mundo, Claudio Brandileone, que falou das inúmeras possibilidades que o Brasil oferece.
Brandileone foi examinador de instrutores de mergulho por mais de 20 anos e já mergulhou na maioria dos oceanos do mundo. Para ele, a conversa ficou com gosto de “quero mais”. “Foi um prazer receber pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o mergulho no Brasil e todos os destinos que temos que oferecer. Gostaria de ter falado muito mais, porque o Brasil tem muito mais para mostrar além dos pontos que eu falei aqui”, lembrou.
A PADI está presente em 186 países e também atua na conservação dos oceanos e na proteção de comunidades envolvidas com o turismo de aventura e atividades de mergulho. A ação fica a cargo da PADI Aware e da PADI Foundation.
E a Galeria Visit Brasil fechou a programação de Miami com uma masterclass de samba promovida pela Riotur, empresa municipal de turismo da capital fluminense. Na palestra descontraída, os presentes aprenderam passos de samba e interagiram com parte dos adereços populares nas passarelas cariocas.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)