Galeria Visit Brasil vai a Miami apresentar o país para o mercado de turismo de luxo
Evento contou com a presença da Associação Brasileira de Viagens de Luxo (BLTA, na sigla em inglês) e teve palestra sobre destinos brasileiros com mergulho recreativo
A Galeria Visit Brasil chegou em Miami, nos Estados Unidos, de olho no turismo de luxo. O evento da Embratur em parceria com o Sebrae é voltado para oferecer a potenciais turistas estrangeiros uma experiência imersiva na cultura, nos sabores e na paisagem brasileira. A intenção é apresentar os destinos nacionais e fomentar o turismo internacional no Brasil.
Na terceira cidade norte-americana, a Visit leva a Associação Brasileira de Viagens de Luxo (BLTA, na sigla em inglês), que reúne os melhores hotéis e operadores de turismo do Brasil, e a Gastromotiva para conversar com convidados.
A galeria abriu as portas na quinta-feira (9) e receberá visitantes até este sábado (11) na Hodler Gallery – 257 NW 24th St, Miami, FL 33127. Na tarde desta sexta (10), de 15h às 17h, os presentes participarão de um bate-papo sobre mergulho recreativo em destinos do Brasil. O convidado é Claudio Brandileone, gerente regional da América Central da PADI, uma das maiores certificadoras de mergulho recreativo no mundo.
Brandileone foi examinador de instrutores de mergulho por mais de 20 anos e já mergulhou na maioria dos oceanos do mundo. É ele quem vai apresentar destinos de ecoturismo e turismo de aventura no Brasil, onde turistas podem fazer mergulhos com cilindros. A meta, com a apresentação, é aumentar a oferta de pontos turísticos de mergulho no país no portfólio de operadores norte-americanos.
A PADI também atua na conservação dos oceanos e na proteção de comunidades envolvidas com o turismo de aventura e atividades de mergulho. A ação fica a cargo da PADI Aware e da PADI Foundation. E na programação de sábado, durante a tarde, os presentes participarão de uma masterclass de samba promovida pela Riotur, empresa municipal de turismo da capital fluminense. A galeria também vai expor quadros do artista plástico Gabriel Azevedo.
Networking e palestra
No primeiro dia de evento, o destaque ficou com a BLTA e com a Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que usa a gastronomia como instrumento para transformações sociais. Entre suas atividades, a Gastromotiva é voltada, principalmente, para a formação de jovens de baixa renda que aprendem sobre a profissão de cozinheiro e sobre empreendedorismo.
Os visitantes participaram de um almoço cujo menu foi elaborado pelo chef David Hertz, fundador da Gastromotiva, e apresentado pela chef Regina Nunes, parceira do projeto, com apresentação musical do cantor e compositor brasileiro Jair Oliveira, mais conhecido como Jairzinho.
Após o almoço, os presentes participaram de uma degustação de café da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) e assistiram a uma palestra com membros da Associação Brasileira de Viagens de Luxo Experiências Regenerativas no Brasil. A conversa com os presentes passeou por destinos como o Pantanal, o Cerrado, a Amazônia e regiões como Conceição de Ibitipoca (MG), Campos do Jordão (SP), Florianópolis (SC) e Rio de Janeiro (RJ).
Recepção calorosa
Como já é tradição nas edições da Galeria Visit Brasil na Europa e nos Estados Unidos, o primeiro impacto dos visitantes é a fachada do evento, toda feita em crochê. A peça que exibe a Marca Brasil foi confeccionada por mulheres do Instituto Proeza, Organização Social (OSC) voltada para a promoção do protagonismo das mulheres, qualidade de vida e educação infantil, além do combate à pobreza e às desigualdades sociais.
Criada em 2005 pelo designer e ilustrador Kiko Farkas, a Marca Brasil foi pensada para valorizar a identidade do País. A logo é inspirada em um desenho do artista plástico e paisagista Roberto Burle Marx, e tem o verde das florestas; o amarelo do sol, da luz e das praias; o azul do céu e das águas; o vermelho das festas populares, e o branco da vestimenta e da religião popular.
Tapajós virtual
Até sábado, os visitantes também têm a oportunidade de fazer uma visita virtual à região do Rio Tapajós, na Amazônia. Um óculos de realidade virtual exibe o filme Amazônia Viva, que mostra ao usuário uma visão 360° do Tapajós apresentado pela cacica Raquel Tupinambá, da comunidade de Surucuáguia. O roteiro e a direção do filme são do cineasta Estevão Ciavatta, da Pindorama Filmes.
E, na mesma temática, os presentes irão apreciar o mural Brasil Spetacular, da artista plástica Bruna Moreira, exposto na parte interna da galeria. O espaço apresenta, também, uma exposição dos tradicionais cartazes lambe-lambe com temas como o Cristo Redentor, os Lençóis Maranhenses, a onça pintada e o caju.
Roteiro brasileiro
Outro atrativo do local é o totem em que os potenciais turistas norte-americanos têm a oportunidade de criar um roteiro personalizado de viagem ao Brasil. O equipamento permite que o usuário selecione suas preferências pessoais e a conclusão do processo gera um e-book com as dicas e orientações para a visita ao país. Os participantes ainda recebem de brinde uma ecobag com as artes dos lambe-lambes.
Na Europa, a Galeria Visit Brasil já passou por Paris, na França, onde ficou de 6 a 8 de outubro; por Roma, na Itália, onde recebeu visitantes nos dias 12 e 13 de outubro, além de Londres, no Reino Unido, entre 3 e 4 de novembro. Nos Estados Unidos, também esteve em Nova York, entre os dias 27 e 29 de outubro, e em Los Angeles, de 2 a 4 de novembro.
Confira a programação da Galeria Visit Brasil em Miami:
9 de novembro
12h10 – Abertura da Embratur e BLTA (chef Regina Nunes apresenta rapidamente o cardápio)
12h20 – Almoço de Networking em parceria com a Gastromotiva – Menu de Almoço elaborado pelo chef David Hertz, da Gastromotiva
14h – Degustação de café Brasil em parceria com a Brazil Specialty Coffee Association (BSCA)
15h – Palestras com membros da Associação Brasileira de Viagens de Luxo Experiências Regenerativas no Brasil | Caiman (Pantanal), Pousada Trijunção (Cerrado) e Anavilhanas Lodge (Amazônia) Experiências de Bem-Estar no Brasil | Projeto Ibiti (Conceição de Ibitipoca), Botanique Spa (Campos do Jordão) e Fuso Hotel (Florianópolis) Experiências Exclusivas no Rio de Janeiro | Janeiro Hotel, Abercrombie (DMC) e Rio Life (DMC).
16h30 – Happy hour com sabor de caipirinha e música ao vivo com Jair Oliveira
10 de novembro
12h – Abertura e recepção dos visitantes
13h – Exposição permanente Amazônia Viva
15h – Bate-papo com Claudio Brandileone sobre mergulho recreativo e apresentação de vídeo da PADI
15h50 – Espaço para perguntas do público e respostas de Claudio Brandileone.
16h – Encerramento.
11 de novembro
12h – Abertura e recepção dos visitantes
13h – Exposição permanente Amazônia Viva
15h – Masterclass de samba com a Riotur.
Por: Embratur
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte