Esporte

Inspiradas em Rebeca Andrade, atletas da ginástica artística dos JEB’s sonham com Olimpíadas

Competições da modalidade reuniram 62 estudantes-atletas de todo o Brasil para a disputa de medalhas

07/11/2023 19:28
Inspiradas em Rebeca Andrade, atletas da ginástica artística dos JEB’s sonham com Olimpíadas
Foto: Divulgação

 

Atletas da ginástica artística dos 26 estados e do Distrito Federal apresentaram-se nesta terça-feira (07.11) em busca de medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). A competição, realizada no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília (DF), reuniu 62 estudantes-atletas da ginástica artística feminina.

Inspiradas na brasileira Rebeca Andrade e na norte-americana Simone Biles, maiores ícones da modalidade atualmente, as meninas da equipe do Espírito Santo, formada pelas ginastas Luísa Strim, Júlia Campanharo e Isabella Júlia Rabelo, treinam todos os dias, buscando aperfeiçoar a performance e evoluir cada vez mais. “Queremos subir várias vezes ao pódio em pequenas e grandes competições”, afirmaram.

Embora as competições da ginástica artística nos JEB’s não sejam seletivas para o Sul-Americano, no Chile, as meninas do Espírito Santo destacaram a oportunidade de competir no maior evento escolar do país. Elas esperam que seja o começo de uma longa carreira. “Faço ginástica há quatro anos e meu objetivo é chegar às Olimpíadas e ganhar uma medalha”, disse Melissa Dulce, aluna da Escola 23 de Outubro, em São Paulo.

A competição da ginástica artística feminina dos JEBs/2023 trabalha com as regras oficiais da Federação Internacional de Ginástica (FIG), reconhecida pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), observando-se as adaptações do regulamento.

Maior evento escolar
Os Jogos Escolares Brasileiros são o maior evento esportivo escolar do Brasil, com 6.714 participantes, entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, vindos dos 26 Estados e do Distrito Federal. A competição começou dia 27 de outubro e vai até estas quarta, 8 de novembro.

Além da natação, os JEBs contam com outras 17 modalidades esportivas e mais duas de demonstração: curling e esgrima. Atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez entraram na programação com competições oficiais.

O Ministério do Esporte apoia o evento por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e garantiu o deslocamento de todas as delegações para as competições em Brasília.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/inspiradas-em-rebeca-andrade-atletas-da-ginastica-artistica-dos-jeb2019s-sonham-com-olimpiadas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte