Esporte

Jovens nadadores destacam oportunidade de competir nos JEB's

O Ministério do Esporte apoia o evento por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e garantiu o deslocamento de todas as delegações para as competições em Brasília

06/11/2023 19:07
Jovens nadadores destacam oportunidade de competir nos JEB's
Foto: Divulgação/MEsp

 

Os estudantes-atletas da natação invadiram os Jogos Escolares Brasileiros no último final de semana e mostraram toda a diversidade e o potencial do Brasil na modalidade. Um dos destaques dos JEB’s, a natação uniu sonhos e realizações de jovens de 12 a 14 anos que buscam representar o Brasil no cenário esportivo mundial.

Entre os competidores, três nadadoras da delegação do Ceará destacaram a importância do torneio para sua, ainda curtas, carreiras na natação. "Para atletas que têm menos recursos, essa competição é um incentivo valioso. Muitas vezes, enfrentamos adversidades, e eventos como este, patrocinados pelo governo, nos motivam a seguir em frente.", disse a estudante Mell Gerage.

O apoio do Ministério do Esporte proporcionou o deslocamento dos estudantes-atletas para a competição em Brasília. Para Ana Gabrielle Pequeno, o evento é muito mais que uma oportunidade. “Tem gente de escola pública que não têm condições de ir para viagens importantes”, pontuou a aluna, que também veio do Ceará para competir em Brasília.

A também cearense Marianna Dantas elogiou a organização e a interação com estudantes-atletas de todo o país. “Ficou mais fácil para gente poder compartilhar momentos e não se preocupar tanto em pagar as coisas. Adorei a experiência, porque é uma coisa bem diferente, não é só as pessoas que estou acostumada a ver nas competições estaduais, tem gente de todo o Brasil aqui. Eu tô aprendendo muito”..

Maior evento escolar
Os Jogos Escolares Brasileiros são o maior evento esportivo escolar do Brasil, com 6.714 participantes, entre estudantes-atletas, comissão técnica e dirigentes, vindos dos 26 Estados e do Distrito Federal. As competições vão até o dia 8 de novembro.

Além da natação, os JEBs contam com outras 17 modalidades esportivas e mais duas de demonstração: curling e esgrima. Atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez entraram na programação com competições oficiais.

O Ministério do Esporte apoia o evento por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e garantiu o deslocamento de todas as delegações para as competições em Brasília.

Por: Ministério do Esporte (MEsp)

 

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/jovens-nadadores-destacam-oportunidade-de-competir-nos-jogos-escolares-brasileiros
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte