Luiz Marinho participa do IV Encontro Nacional de Municípios da ABM
Evento acontece até quinta-feira (9) no Centro de Convenções em Brasília para debater trabalho, inovação e sustentabilidade nos municípios brasileiros
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou na tarde desta terça-feira (7), no Centro de Convenções em Brasília, do IV Encontro Nacional de Municípios, da Associação Brasileira de Municípios (ABM), que reuniu líderes municipais de todo o Brasil que vão discutir, até o dia 09 de novembro, questões cruciais relacionadas ao trabalho, inovação e sustentabilidade nos municípios brasileiros, r eunindo líderes e representantes dos municípios de todo o país para discutir assuntos de interesse coletivo e propor soluções para as principais demandas municipais.
O evento oferece a oportunidade de interagir com representantes de diversos ministérios e conhecer as iniciativas e programas governamentais. Essa proximidade com o Governo Federal permite a troca de informações e a discussão de políticas públicas que impactam diretamente os municípios brasileiros. A programação contará com palestras, painéis de debates e workshops, abrangendo temas como agricultura, cidades, clima, desastres e defesa civil, educação, saúde, segurança alimentar e inclusão produtiva. Também serão apresentados casos de sucesso em municípios brasileiros, de forma que possam ser replicados em outras localidades.
No Painel "Promoção de trabalho e inovação nos municípios", Luiz Marinho comentou sobre a importância da reconstrução das políticas públicas, destacando a necessidade de unificar o país, recorrendo à sensibilidade para destinar rendas de forma eficaz. Segundo o ministro, esse é o momento de transformação e restauração, com empresas contribuindo para a previdência de forma justa. Marinho expressou a importância de não confundir liberdade com irresponsabilidade, e mencionou a missão do atual governo de evitar o trabalho análogo a escravidão, ressaltando o quanto as parcerias entre municípios, governo federal, estadual e sociedade se fazem necessárias para que isso aconteça. "É um debate de comportamento, o que nós queremos?", questionou.
Com foco na promoção do desenvolvimento local e na troca de experiências entre prefeitos, e gestores públicos de todo o país, o evento terá a participação d o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no encerramento, além da participação do vice-presidente Geraldo Alckmin na abertura e vários ministros do governo, além de representantes do Banco do Brasil, da Caixa, Sebrae e Correios.
Na programação, uma variedade de tópicos relevantes para a gestão pública, com painéis que exploraram questões como igualdade racial e de gênero, transição energética, atenção primária à saúde, agricultura familiar, eleições, fake News, reforma tributária, entre outros assuntos relevantes.
O presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary Vanazzi, enfatizou a importância do encontro para os municípios, afirmando que “é uma oportunidade incrível de troca com o novo Governo Federal e de dialogar com os ministros presentes”. A prefeita Moema Gramacho, vice-presidente da ABM, destacou a importância da presença das equipes dos ministérios para sanar dúvidas dos participantes, enfatizando a relevância do evento para discutir as ações do último ano de governo em vários municípios do país, que ocorrerá em 2024.
Por: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte