Lula conversa por videoconferência com presidente da Guiana
O presidente brasileiro ouviu de Irfaan Ali o desejo do país vizinho de estreitar sua cooperação com o Brasil nas áreas de infraestrutura e logística
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva conversou por videoconferência, na tarde desta quinta-feira (9/10), com o presidente da República Cooperativa da Guiana, Irfaan Ali.
Lula recebeu de seu interlocutor felicitações por seu trabalho à frente do governo brasileiro e por seu destacado papel para o avanço da integração regional. Ouviu, em seguida, o relato sobre o desejo do país vizinho de estreitar sua cooperação com o Brasil nas áreas de infraestrutura e logística. E recebeu também um convite para visitar a Guiana, por ocasião da 46ª Cúpula do CARICOM, em fevereiro próximo.
O presidente Lula respondeu que favorecerá o avanço da cooperação com a Guiana em todas as frentes, destacando as áreas de infraestrutura, com a construção de rodovias, portos e hidrelétricas - importantes para o avanço da integração logística e energética do continente sul-americano. Agradeceu o convite para a participação na cúpula do CARICOM e ofereceu apoio para a participação da Guiana na próxima reunião de chanceleres da OTCA em Brasília. Ambos concordaram em se encontrar em Dubai, no início de dezembro, durante a COP28.
A Guiana é o país que apresenta a maior taxa de crescimento econômico do mundo, com previsão de 38% em 2023, segundo o FMI, com destaque para indústria energética.
Por: Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte