Planalto

Lula e ministros participam de fórum para atrair investimentos estrangeiros

Lula afirmou que o Brasil tem todas as condições para tirar proveito do momento positivo que atravessa

07/11/2023 13:10
Lula e ministros participam de fórum para atrair investimentos estrangeiros
Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou, nesta terça-feira (07/11), em Brasília (DF), da abertura da 6ª edição do Brasil Investment Forum 2023 (BIF 23), considerado o maior evento do setor de investimentos estrangeiros da América Latina.

Aos participantes, Lula afirmou que o Brasil tem todas as condições para tirar proveito do momento positivo que atravessa, e estimulou os empresários a investirem no País.

“O Brasil tem tudo para que a gente tire proveito do momento histórico que estamos vivendo, para que a gente possa, definitivamente, nessa transição energética, fazer a nossa revolução industrial e oferecer oportunidades aos outros que queiram investir aqui”, disse o presidente.

Lula relembrou ter sido presidente de um Brasil que era conhecido como um país de terceiro mundo, depois em desenvolvimento e que, atualmente, é presidente de um País do sul global. “Agora somos pertencentes à família do sul global que, juntos, formamos quase 50% da população global, quase 50% do comércio exterior e formamos a possibilidade de mudarmos de uma vez por todas o modelo de desenvolvimento e colocar em prática a tal economia verde”, pontuou.

Novos mercados e economia verde

Lula reforçou que o Brasil está conquistando cada vez mais espaço nos mercados internacionais porque ganhou respeitabilidade no mundo. “O que estamos fazendo é dizer pra vocês o seguinte, nós que vamos garantir estabilidade política, social, jurídica, fiscal e nós queremos garantir para vocês a possibilidade de vocês colocarem a inteligência empresarial para que esse País cresça cada vez mais”, argumentou.

Afirmou também que o protagonismo dos bancos públicos será ampliado ao longo da gestão. “O BNDES [Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social] vai voltar a ser o banco de desenvolvimento e investimento, que foi para isso que ele foi criado, para que a gente possa reestabelecer a possibilidade de emprestar dinheiro a taxa de juros baixa, de longo prazo, para que a indústria brasileira se torne uma indústria competitiva”.

O presidente reafirmou o compromisso do governo de incentivar a indústria verde e sustentável: “Se depender da vontade do nosso governo, quem quiser fazer investimento para produzir carro verde, aço verde, carne verde, não precisa procurar. Tem um lugar chamado Brasil em que a natureza nos garante competitividade, solo, água e a possibilidade de se transformar em um país maior produtor de energia limpa e renovável do planeta”.

Ao discursar no evento, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, deu aos empresários e investidores um panorama dos resultados positivos obtidos pelo Brasil nos últimos meses. Ele citou, por exemplo, que o Risco Brasil caiu 27%, enquanto a média dos países emergentes é de 13% e a queda do desemprego e da taxa de juros.

Alckmin ressaltou que o governo tem buscado as reformas necessárias, como a tributária, para garantir o crescimento do Brasil. “O presidente Lula está fazendo as reformas que tiram os gargalos para a gente ter o crescimento forte e sustentável. A primeira, a reforma tributária, que simplifica, retira cumulatividade, desonera completamente investimento e exportação, reduz Custo Brasil”, disse.

Já a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reforçou o chamado para os investidores e empresários investirem no Brasil. “Sabemos o que temos que oferecer aos senhores e senhoras: previsibilidade jurídica, uma reforma tributária justa para garantir que as indústrias brasileiras se tornem competitivas com as estrangeiras e gerem emprego de carteira assinada para o povo brasileiro”.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, relatou que em seus contatos com interlocutores estrangeiros tem ressaltado a solidez economia brasileira e o comprometimento do país com a sustentabilidade nas dimensões econômica, social e ambiental. “O Brasil tem hoje um potencial único no planeta, está inserido num ambiente regional pacífico, tem credenciais singulares quanto ao uso de energia renovável de sua matriz, conta com capacidade de alimentar o mundo de forma sustentável e de produzir vários dos insumos para a transição energética”, disse o ministro.

Brasil Investment Forum

Nesta edição, o fórum destacará oportunidades de investimentos e o ambiente de negócios brasileiro, bem como as propostas do novo governo, com enfoque em sustentabilidade e neoindustrialização. Além de temas como tecnologia, inovação e iniciativas de investimentos em participação.

O evento é uma parceria entre o Governo Federal, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e acontece até quarta-feira(08/11).

Por: Agência Gov
Texto: Yara Aquino


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte