AGU e Ministério da Igualdade Racial irão criar plataforma com documentos jurídicos relevantes sobre o tema
Projeto da JusRacial será apresentado durante evento na Escola Superior da AGU no dia 21 de novembro; inscrições já estão abertas
Em comemoração ao mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Igualdade Racial anunciam, em evento que será realizado no dia 21/11 no auditório da Escola Superior da AGU, em Brasília, a criação da JusRacial – plataforma de acesso público e gratuito que reunirá documentos jurídicos relevantes sobre o tema da igualdade racial.
As inscrições para participar de forma presencial podem ser feitas até a data do evento, sujeito à lotação. A cerimônia também poderá ser acompanhada online .
Na ocasião, também haverá o lançamento do “I Ciclo de Leituras e Debates Étnicos-Raciais da AGU: escritas e vozes negras”. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações promovidas pelo Grupo de Trabalho de Inclusão Étnica e Racial da Assessoria Especial de Diversidade e Inclusão da AGU.
Confira a programação completa:
A data
O Dia da Consciência Negra é celebrado 20 de novembro e o governo federal irá anunciar no próximo, daqui a sete dias, um conjunto de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial, que incluirão medidas de direito à terra, vida digna, memória, liberdade de crença, reparação e educação. A data estabelecida pela Lei n.º 12.519/2011 foi escolhida por ter sido o dia da morte de Zumbi dos Palmares, figura histórica na luta contra a escravidão no país.
Por: Advocacia-Geral da União (AGU)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte