Mostra Acervos: Canal Educação e Canal Gov trazem a memória brasileira para a televisão
O programa é uma parceria com o Arquivo Nacional e a UnBTV e as produções retratam momentos históricos das décadas de 50, 60 e 70
Até o dia 18 de novembro, o Canal Educação e o Canal Gov exibem o programa Mostra Acervos, uma parceria com o Arquivo Nacional e a UnBTV. Serão três episódios especiais com entrevistas e filmes cedidos especialmente para serem exibidos na televisão. As produções, de diversas instituições de acervo brasileiras, retratam momentos históricos das décadas de 50, 70 e 80.
Em sintonia com o tema do Festival Arquivo em Cartaz deste ano, “Filmes de Arquivo: memórias de um Brasil plural”, a mostra oferece uma oportunidade de reflexão sobre a importância e a urgência da preservação dos acervos audiovisuais. A ideia é promover o potencial destes acervos como dispositivos de memória de diferentes grupos, e também como instrumento para a desnaturalização de desigualdades e a promoção da cidadania.
O Centro Afro Carioca de Cinema, o Centro Técnico Audiovisual, a Cinemateca Brasileira, a Cinemateca do MAM, a Cinemateca Pernambucana, a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural dos Estado da Bahia, o Instituto Cultural CULTNE e Projeto Vídeo nas Aldeias cederam filmes de seus acervos para compor a Mostra.
Os filmes serão exibidos na programação do Canal Educação, da UnBTV e do Canal GOV de 10 a 18 de novembro, sempre às 23h. E também ficarão disponíveis no site do Arquivo Nacional.
Serviço:
Mostra Acervos na TV
10 a 18 de novembro, 23h
Dias 10, 13 e 16 – Programa Memórias de um Brasil de Tradições
Filmes:
A morte das velas do Recôncavo
Bahia de Dona Janaína
Adão foi feito de Barro
Dias 11, 14 e 17 - Programa Memórias de um Brasil Negro
Filmes:
Alma no olho
Orixá Ninú Ilê: Arte Sacra Negra 1
Aniceto do Império em dia de alforria
Dias 12, 15 e 18 - Programa Memórias de um Brasil das Mulheres
Filmes:
I Festival Vídeo Mulher
Mãe Terra
Onde assistir:
Canal Educação: Canal Digital Aberto 2.3
Canal GOV: Canal Digital Aberto 2.2
UnBTV: No canal 15 da na NET/Claro Brasília e, também, no site unbtv.unb.br
Por: Canal Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte