Novos integrantes do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial tomam posse
Biênio 2023/2025 marca a retomada das políticas de promoção da igualdade racial
Os conselheiros, titulares, suplentes, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) tomaram posse, nesta terça-feira (21), no auditório da Embrapa, em Brasília, para o biênio 2023/2025.
Na mesa, estavam presentes a ministra da igualdade racial, Anielle Franco; a secretária-executiva do MIR, Roberta Eugênio; a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; a representante da sociedade civil e do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma), Mãe Vera Soares; o representante da Casa Civil, Marcos Fábio Cardoso; a representante notório saber, Dona Zélia Amador e a Secretária Executiva do CNPIR, Larissa Santiago.
A ministra Anielle Franco destacou o trabalho exitoso de escuta e de construção coletiva na execução das políticas de igualdade racial que o Ministério da Igualdade Racial tem executado desde o início de sua gestão. “É imprescindível entender quem mais precisa e pra quem a gente tá governando. A gente sabe a cor da fome e do desemprego. Esse conselho é a prova viva do avanço das nossas pautas. Esse ministério é um ministério do povo, o que a gente quer é garantir vida digna para todos, mas principalmente para o povo negro brasileiro”, ressalta.
A representante do Fonsanpotma, Mãe Vera Soares, saudou as autoridades, os religiosos e a ancestralidade dos povos da tradição de matriz africana e ressaltou a importância da retomada dos diálogos com um poder público comprometido com as pessoas. “É uma emoção estarmos retomando tudo aquilo que nos foi tirado. Nosso lugar nesse espaço é pra fazer a diferença, que a gente possa fazer uma política de reparação que ajude a melhorar a vida de mulheres, jovens, quilombolas, religiosos de matriz africana e todos os brasileiros por mais igualdade de oportunidades”, finaliza.
O evento contou ainda com a apresentação musical do artista brasiliense MC Maha e a exibição do vídeo da Campanha Brasil pela Igualdade .
CNPIR - Tem como principais competências participar da elaboração de critérios e parâmetros para a formulação e implementação de metas que assegurem as condições de igualdade à população negra e a outros segmentos étnicos da população brasileira, assim como zelar por seus direitos culturais; acompanhar e apresentar sugestões quanto ao desenvolvimento de programas e ações que visem a implementação de ações de promoção da igualdade racial; apresentar sugestões para a elaboração do planejamento plurianual do Governo Federal; o estabelecimento de diretrizes orçamentárias e a alocação de recursos no orçamento anual da união visando subsidiar decisões governamentais relativas à implementação de ações de promoção da igualdade racial.
Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte