Direitos humanos

Ouvidoria capacita profissionais do Disque 100 para atendimento às pessoas com deficiência

Encontro é parte de um ciclo de formação continuada da Central para qualificar o atendimento do Disque 100

01/11/2023 14:15
Ouvidoria capacita profissionais do Disque 100 para atendimento às pessoas com deficiência
Foto: Divulgação/MDHC

 

Os conceitos sobre deficiência e a perspectiva da linguagem simples foram o tema da capacitação que a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), realizou nessa terça-feira (31) na Central de Atendimento do Disque 100 para supervisores, atendentes e coordenadores que atuam no serviço.

O encontro é parte de um ciclo de formação continuada da Central para qualificar o atendimento do Disque 100. Foi o primeiro sobre a temática de uma série que ocorrerão. Na ocasião, os especialistas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania apresentaram aos profissionais quais deficiências estão relacionadas à presença de barreiras que impedem a igualdade de direitos entre pessoas.

“A deficiência não pode ser olhada como um aspecto de anormalidade. Se o indivíduo encontra uma barreira para conviver dentro da sociedade, pode ser encaixado como pessoa com deficiência. E existem inúmeras barreiras, como por exemplo barreiras arquitetônicas, barreiras atitudinais e outras barreiras que estão elencadas tanto na Lei Brasileira de Inclusão, quanto em outros artigos científicos que versam sobre a deficiência. E quando o indivíduo com deficiência encontra acessibilidade, ele pode conviver na sociedade em igualdade de condições com outras pessoas”, destacou a coordenadora de Comunicação da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roselene Gomes.

O uso da linguagem simples - forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira simples, objetiva e inclusiva - também foi abordado para os agentes. A apresentação das ideias, palavras, frases e estrutura de forma organizada para quem escuta foi apontada como fundamental para a compreensão do receptor da mensagem.

A capacitação da Central de Atendimento contou ainda com a presença do coordenador-geral de Diversidade e Interseccionalidade, Raul Paiva, da servidora Soraya Alves e da equipe da Ouvidoria.

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/ouvidoria-capacita-profissionais-do-disque-100-para-atendimento-as-pessoas-com-deficiencia
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