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Plataforma SOUGOV.BR conquista dois prêmios no 27º Concurso de Inovação no Setor Público

Iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI competiu na categoria ‘Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal’

10/11/2023 14:30
Plataforma SOUGOV.BR conquista dois prêmios no 27º Concurso de Inovação no Setor Público

 

O SOUGOV.BR, plataforma voltada para a gestão de pessoas na Administração Pública Federal gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), recebeu dois prêmios no 27º Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O projeto “Transformação Digital e de Pessoas no Executivo Federal com a Plataforma SouGov.br” foi escolhido como a melhor proposta em votação aberta ao público que participou da Semana de Inovação 2023 da Enap na categoria 2 do concurso (Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal). Mais de 16 mil pessoas participaram da votação on-line. A iniciativa do MGI também conquistou o terceiro lugar na mesma categoria, na escolha por critérios técnicos.

Antonio Fiuza, diretor de Soluções Digitais e Informações Gerenciais do MGI e que está à frente do projeto SouGov, destacou a relevância da inovação no setor público. "Recebemos um prêmio incrível. E esse prêmio, além do reconhecimento de toda a equipe do MGI e do Serpro, um time supercompetente, mostra a importância da inovação no serviço público e que é um estímulo para seguir inovando, trazer a criatividade, pensar diferente para um serviço público melhor”, enfatizou.

“O SouGov é uma solução coletiva, um serviço público moderno, ágil. Uma premiação como essa mostra que podemos fazer a diferença no dia a dia do servidor”, completou Fiuza. “Obrigado pela parceria do Serpro, sem ela, não estaríamos aqui hoje ganhando esse prêmio", celebrou o diretor do MGI.

"O Serpro é mais que uma empresa de tecnologia, é uma empresa de inteligência. E isso se comprova quando fazemos parte de uma solução que aplica tecnologia para melhorar a vida das pessoas, neste caso, especialmente, do servidor público, ativo ou inativo, pensionistas... E podemos chamar de Inovação com 'I" maiúsculo porque é reconhecida pelos seus próprios usuários e também por gente especializada no assunto", afirmou o presidente do Serpro, Alexandre Amorim.

Plataforma

A plataforma inova ao simplificar e aprimorar a conectividade entre a Administração Pública Federal e seus servidores ativos, aposentados, pensionistas, ex-servidores, estagiários e anistiados. O SOUGOV.BR faz parte de uma ampla transformação digital do Governo Federal e, inclusive, tem inspirado os governos estaduais a desenvolverem soluções semelhantes para melhorar o relacionamento entre seus servidores e suas unidades de gestão de pessoas, informa o MGI.

Atualmente, o SOUGOV.BR atende cerca de 1,2 milhão de usuários e disponibiliza mais de 120 serviços, como a prova de vida e licença capacitação. A Secretaria de Gestão de Pessoas do MGI está à frente do projeto.

“Estamos muito orgulhosos e muito motivados. Queremos dedicar este prêmio a vocês: servidores ativos, empregados, aposentados, pensionistas, líderes, servidores das unidades de gestão de pessoas, que contribuem diariamente com serviços mais ágeis, melhores, com qualidade, mais simples e em busca de um serviço público melhor”, disse Valdevino Siqueira Campos Neto, especialista em Sistemas de Gestão de Pessoas que integra o time “SouGov”. A equipe ressaltou que a premiação gera um estímulo adicional para dar continuidade à construção de soluções digitais cada vez mais inovadoras.

Premiação

Os prêmios da categoria 2 foram entregues pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos substituta, Cristina Kiomi Mori. Pouco antes, ela havia exaltado a importância do Concurso de Inovação no Setor Público como instrumento de indução da transformação na esfera governamental. “Quero celebrar o quanto que o prêmio foi evoluindo ao longo dessas 27 edições. Sabemos que é muito árduo inovar no serviço público. Muitas vezes associamos inovação apenas a uma questão tecnológica, mas a transformação mais importante é sempre nas pessoas. E transformar as pessoas é muito mais difícil do que colocar a tecnologia para funcionar”, apontou Cristina. Ela destacou o crescente foco das iniciativas presentes na semana de inovação comprometidas com a diversidade e com o combate ao racismo, ao capacitismo, à LGBTQIA + Fobia, com vieses inclusivos.

Criado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o concurso reconhece políticas inovadoras nas diferentes esferas de governo que produzam resultados positivos para o setor público e para a sociedade. Ao todo já foram mais de 430 iniciativas premiadas desde o ano de lançamento da premiação, em 1996.

Participação

Neste ano, foram inscritos 305 projetos, chegando a 23 equipes finalistas. Um dos destaques desta última edição do concurso foi a ampla participação de projetos executados por prefeituras, com 41 inscrições municipais (incluindo 15 cidades com mais de 200 mil pessoas). O município fluminense de Niterói teve o maior número de projetos inscritos, com sete iniciativas. Os premiados receberam troféus, certificados individuais e poderão utilizado o selo “Inovação” da Enap.

“Os resultados do concurso provam como a inovação sempre esteve presente no setor público. E cada vez mais ela vem ganhado espaço. Temos agora uma Lei de Inovação, que faz toda a diferença”, destacou a presidente da Enap, Betânia Lemos. “O concurso é um instrumento de reconhecimento do trabalho do servidor público. Isso é importante, porque ainda temos poucos instrumentos de reconhecimento do bom trabalho e da inovação que fazemos cotidianamente”, reforçou a diretora de inovação (GNova) da Enap, Camila Medeiros.

Confira as iniciativas vencedoras:

Categoria geral I: Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal

  • 1º lugar: Otimização do Giro de Leitos como estratégia gerencial para aumentar a capacidade de internação hospitalar — Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes/Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • 2º lugar: Robô Alice - Analisador de Licitações, Contratos e Editais — Controladoria-Geral da União
  • 3º lugar: Projeto Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro — Polícia Federal
  • Escolha do público: Programa de Compliance Público Estadual e Municipal de Goiás —Controladoria-Geral do Estado de Goiás.

 

Categoria geral II: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas o Poder Executivo Federal

  • 1º lugar: Garantias financeiras para assegurar o descomissionamento de instalações em campos de petróleo e gás natural no Brasil — Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
  • 2º lugar: Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina - Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz
  • 3º lugar: Transformação digital e de pessoas no Executivo Federal com a plataforma SOUGOV.BR — Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
  • Escolha do público: Transformação digital e de pessoas no Executivo Federal com a plataforma SOUGOV.BR — Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

 

Categoria geral III: Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Estadual, do Distrito Federal e Municipal (municípios ou consórcios intermunicipais com mais de 200 mil habitantes)

  • 1º lugar: Programa de Inclusão Digital Prodabel – PBH — Empresa de Informática e Informação do município de Belo Horizonte PRODABEL
  • 2º lugar: EITA!Recife - Do Fomento à Inovação Aberta ao Marketplace de Soluções — Prefeitura do Recife
  • 3º lugar: GO Recife –Geração de Oportunidade — Prefeitura do Recife
  • Escolha do público: Programa de Inclusão Digital Prodabel – PBH — Empresa de Informática e Informação do município de Belo Horizonte PRODABEL

 

Categoria específica IV: Inovação Ambiental

  • 1º lugar: Projeto Brasil MAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro — Polícia Federal
  • 2º lugar: O pioneiro Programa de REDD+ Jurisdicional do Acre — Secretaria de Estado de Planejamento/AC
  • 3º lugar: Programa BRDE LABS 2022 no Paraná — Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE)

Por: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

 

Link: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/plataforma-sougov-br-conquista-dois-premios-no-27o-concurso-de-inovacao-no-setor-publico
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