Saeb 2023: Aplicação das provas segue até 17 de novembro
Secretários de Educação, diretores escolares e professores também devem responder aos questionários eletrônicos até esta data
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) segue com a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023 até o dia 17 de novembro. O agendamento também continua, concomitantemente, por meio da Fundação Cesgranrio. Os processos de impressão e distribuição dos materiais já foram concluídos e há unidades da Federação nas quais a operação reversa (logística de retorno dos testes, para que sejam corrigidos) também foi iniciada.
- O Saeb é aplicado em todas as unidades da Federação. A estimativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas participem desta edição.
Além das provas, a avaliação apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. O prazo para que os secretários de Educação, diretores escolares e professores respondam aos questionários eletrônicos também se encerra em 17 de novembro. O Inep disponibilizou um tutorial para auxiliar nesse procedimento.
Realidade educacional – Por meio dos questionários, secretários (ou dirigentes) municipais fornecem informações sobre o funcionamento das redes, com a abordagem de temas como conselhos, currículos, práticas avaliativas e contratação de professores.
Diretores de escolas que oferecem educação infantil, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental respondem sobre seu perfil e sua experiência como gestores escolares. Nesses casos, os questionários tratam, ainda, das atividades desenvolvidas, recursos disponíveis e infraestrutura da instituição de ensino. O mesmo vale para diretores das escolas com alunos do 3º e 4º anos do ensino médio.
Já os professores fornecem dados sobre formação docente; experiência profissional; condições de trabalho; dificuldades de aprendizagem dos alunos; violência no ambiente escolar; recursos didáticos; e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.
No caso dos estudantes, os questionários abordam temas como condição socioeconômica; participação da família; interação com professores e colegas em sala de aula; além de atividades pedagógicas desenvolvidas. Os formulários dos alunos são aplicados de forma impressa, juntamente com os testes cognitivos.
Corpo docente – Todos os professores com turmas no Saeb devem responder aos questionários eletrônicos nesta edição de 2023. Trata-se de uma novidade, tendo em vista que, até 2021, a aplicação eletrônica era realizada somente para secretários municipais de Educação, diretores escolares e docentes da educação infantil. Com a mudança, os docentes de todas as turmas avaliadas responderão aos questionários, tanto nas aplicações censitárias, quanto nas amostrais.
Saeb – Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências.
Entre outros aspectos, também possibilita a compreensão sobre as condições de acesso à escola e de permanência nela, além de avaliar o quão eficiente é o ensino. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes no contexto escolar.
Por: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte