AGU defende na COP28 esforços conjuntos para defesa do meio ambiente
Painel mediado pela procuradora-chefe da Pronaclima discutiu soluções e contribuições para construção de um plano de transformação ecológica
Pela primeira vez, a Advocacia-Geral da União (AGU) participou da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ressaltando a importância de esforços conjuntos para defesa do meio ambiente. O evento está em sua 28ª edição (COP28).
A AGU foi representada pela procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente (Pronaclima), Mariana Barbosa Cirne, que atuou como moderadora no painel sobre “Transformação Ecológica – Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável para lidar com a crise climática”, realizado nesta segunda-feira (04/12), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“Tenho a alegria de estar aqui participando deste evento. Esse nosso painel é importantíssimo para discutir não só a transformação ecológica, mas também a ideia de inclusão e de desenvolvimento sustentável”, disse.
Dentro das exposições sobre a transformação ecológica e alternativas de soluções, Mariana Cirne pontuou a importância de um trabalho envolvendo vários atores. “Essa construção ambiental tem que ser feita de forma transversal, com a sociedade civil, setor produtivo, com os Estados, então, essa mesa significa essa reunião de pessoas que constroem a pauta, pois a pauta ambiental não se faz em caixinhas, mas sim com a junção de vários esforços”, completou.
A procuradora ainda reforçou a contribuição na construção de um plano de transformação ecológica. “A advocacia pública está em todos os lugares e, como advogados, nós contribuímos bastante com a ideia de construir políticas públicas (...). [Neste evento] a gente não apenas está construindo um plano, mas também articulando e conversando com os demais setores”, destacou.
O painel ainda contou com a participação da assessora especial do Ministério da Fazenda, Carina Vitral; da presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, Marina Grossi; do secretário de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida; da diretora de Economia Sustentável e Industrialização da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Perpétua Almeida; e de uma representante da sociedade civil, Txai Suruí.
COP-28
Com quase 200 países reunidos, a COP28 iniciou no dia 30/11 e prosseguirá até o próximo dia 12/12, com a finalidade de debater estratégias de combate às mudanças climáticas.
Por: Advocacia-Geral da União (AGU)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte