Social e Políticas Públicas

Bolsa Família é tema de nova peça da campanha de fim de ano do Governo Federal

Programa foi recomposto e modernizado em 2023, garante um mínimo de R$ 600 para cada família beneficiária e voltou a enfatizar condicionantes como frequência escolar, vacinação e pré-natal

20/12/2023 09:48
Bolsa Família é tema de nova peça da campanha de fim de ano do Governo Federal
Foto: Reprodução/Secom

 

A campanha de fim de ano do Governo Federal leva ao ar nesta quarta-feira (20/12), mais um episódio referente à retomada de programas sociais e a perspectiva de união do povo brasileiro. O filme relata o retorno e ampliação do Bolsa Família.

Na cena, uma mãe e um filho estão num corredor de supermercado. O menino olha para uma lata de leite em pó e pede para a mãe levar. Ela nega. Uma segunda consumidora, num carrinho atrás, vê a cena e pega o produto.

No caixa, as duas se encontram. "Esse aqui é dele", diz a consumidora que pegou o leite. "Fica tranquila. Meu benefício caiu hoje na conta", completa, numa referência ao Bolsa Família. A mãe, agradecida, responde: Glória a Deus. Olha, quando o meu cair, eu acerto contigo, tá?".

Logo cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou o vídeo em suas redes sociais e comentou: “Quando o povo se une, coisas boas acontecem. O Bolsa Família voltou e está mais forte do que nunca, garantindo dignidade e comida na mesa para milhões de brasileiros e suas famílias”.

Recriado e modernizado, o Bolsa Família garante um mínimo de R$ 600 por família, com R$ 150 adicionais para crianças de 0 a 6 anos, e R$ 50 adicionais para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos e gestantes, além de nutrizes. O programa voltou a enfatizar condicionantes importantes, como a exigência de matrícula e frequência na escola para as crianças, o cumprimento do calendário de vacinas e o pré-natal para gestantes.



Campanha

A campanha do Governo Federal “O Brasil é um só povo” foi lançada em rede nacional no dia 10 de dezembro, com a intenção de mobilizar os brasileiros para a consolidação da reconstrução do país. Desde o início do ano, o Governo Federal tem trabalhado com a mensagem de união e de reconstrução. A campanha é parte desse trabalho.

Um dos filmes tem o formato de clipe e foi gravado por artistas de variados estilos musicais. Do ritmo soul de Sandra de Sá aos cantos Gospel do pastor Kleber Lucas, o clipe traz ainda a batida funk da cantora Lellê, a toada de Jorge Vercillo e o axé de Manno Góes. A trilha musical entoa mensagens como “um Brasil e um só povo” e “somos filhos de uma mãe gentil, de um Brasil que luta e não se curva”.

Outro vídeo retrata uma festa de Natal e destaca o Movimento Nacional pela Vacinação, reforçando mensagens de combate ao negacionismo e à desinformação, além de incentivar a retomada de relações familiares.

A campanha inclui ainda comerciais que colocam os brasileiros como protagonistas de histórias cotidianas sobre reconciliações e trazem exemplos de pessoas beneficiadas por programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, Novo PAC, Bolsa Família, ProUni, Farmácia Popular e Plano Safra. As peças valorizam conceitos como família e cidadania e sentimentos como solidariedade e amizade.

Por: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR) 

 


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