Bom Dia, Ministro: Brasil é protagonista na agenda ambiental internacional, ressalta Paulo Pimenta
Titular da Secom falou sobre a atuação do Brasil na COP28 e detalhou as iniciativas do Governo Federal para levar informações de qualidade para a população e combater as fake news
O Brasil é peça chave na agenda ambiental internacional. A afirmação é do ministro da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, Paulo Pimenta, ao comentar o texto final aprovado na 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai, realizada nos Emirados Árabes Unidos. O ministro foi o convidado do “Bom Dia, Ministro” desta quarta-feira (13/12), programa transmitido pelo Canal Gov com a participação de radialistas de todo o país. “Hoje, o tema da transição energética, da transição ecológica é o grande tema da agenda internacional e o Brasil tem sido o grande protagonista desse debate”, ressaltou.
Pimenta lembrou que o Brasil vai sediar a COP 30 em 2025, em Belém (PA), e destacou a importância do país na área ambiental por conta da biodiversidade da Amazônia, das reservas de águas e da capacidade de produção de energia limpa, como hidrelétrica, solar e eólica.
O novo texto aprovado na COP 28 propõe avanço na transição energética. Segundo o ministro, o Brasil precisa enfrentar essa questão. “Vamos pensar a partir dessa decisão de hoje, como vamos fazer essa transição”, ressaltou.
Pimenta lembrou os eventos climáticos que afetaram o país neste ano. “Nós vivemos, hoje, uma realidade e o Brasil vive isso de uma forma muito dura este ano, quando a quantidade de eventos climáticos fora daquele padrão que historicamente nós temos, nos levou há poucos dias a termos 1.700 cidades no Brasil em situação de emergência ao mesmo tempo. Isso não acontece em nenhum lugar do mundo”, frisou.
COMUNICABR
O ministro também falou sobre o ComunicaBR, nova plataforma online que permite ao cidadão brasileiro acompanhar dados sobre as entregas dos principais programas do Governo Federal em cada município e estado brasileiro, mês a mês. Com interface simples e intuitiva, as informações serão constantemente atualizadas e apresentadas de forma contextualizada, permitindo, inclusive, que o usuário exporte relatórios detalhados com os resultados. “É uma ferramenta de transparência, de fiscalização e de informação, porque ninguém melhor do que o cidadão para fiscalizar e ver de fato se as coisas estão acontecendo”, afirmou.
Fake news
Sobre a proliferação de notícias falsas e campanhas de ódio nas redes sociais, o ministro afirmou que essa questão é um desafio mundial. Segundo ele, a Secom está diversificando a forma de se comunicar com a população. Cada campanha do Governo Federal tem 27 formatos de mídias, com a participação da cultura local, locutores de acordo com a região.
Campanha “O Brasil é um só povo”
Na conversa ao vivo com radialistas de todo o país, Pimenta abordou a campanha “O Brasil é um só povo”, lançada pelo Governo Federal no último domingo (10/12) e que tem como objetivo reforçar a mensagem de união e de reconstrução do país. Além de enfatizar o combate à intolerância e ao negacionismo, as peças narram histórias de beneficiários e beneficiárias de programas sociais que foram recuperados ao longo do primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Acompanhe:
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte