Brasil retomou as obras de infraestrutura, diz presidente ao inaugurar rodovia no Espírito Santo
Contorno do Mestre Álvaro, na BR-101/ES, contou com mais de R$ 500 milhões em investimentos e vai beneficiar 2 milhões de moradores da Grande Vitória
O Governo Federal inaugurou nesta sexta-feira, 15 de dezembro, o Contorno do Mestre Álvaro, na região da Grande Vitória (ES), obra aguardada há anos pela população capixaba e pelos motoristas que transitam pela BR-101/ES. A estrada promete desafogar o trânsito de caminhões e carretas entre Serra e Cariacica, encurtando a distância entre as duas cidades em cerca de 15 quilômetros.
O Brasil saiu de um período de falta de investimentos para a retomada das obras de infraestrutura de transportes. É um momento de geração de emprego, de renda, de riqueza, em que a população jamais terá que esperar décadas para ver funcionar uma das artérias de transportes mais importantes, como essa de Serra"
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
A obra inicia no km 249 da rodovia, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando à região de Chapada Grande. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cerca de 2 milhões de moradores da região serão beneficiados pelo empreendimento, que teve investimento federal de R$ 500,9 milhões e recursos do Novo PAC.
» Fotos em alta resolução (Flickr)
» Íntegra do discurso do presidente Lula
Durante a solenidade de entrega, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou a parceria entre os poderes Executivo e Legislativo, com o aporte de recursos para que as obras não parassem. “O Brasil saiu de um período de falta de investimentos para a retomada das obras de infraestrutura de transportes. É um momento de geração de emprego, de renda, de riqueza, em que a população jamais terá que esperar décadas para ver funcionar uma das artérias de transportes mais importantes, como essa de Serra”, afirmou.
O Contorno do Mestre Álvaro possui 19,7 km de extensão, foi construído em pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.
MARCO HISTÓRICO – A liberação do contorno para o tráfego impactará diretamente a rotina do caminhoneiro Elenilton Santos dos Anjos, que transita frequentemente pela BR-101/ES. Ele estima que as quase duas horas e meia que levava para atravessar o trecho de Serra a Cariacica serão reduzidas a 40 minutos. “É um trânsito muito grande, que agora deve diminuir, e dará muita agilidade para todos. A obra é uma marco para reduzir esse trânsito, diminuir os acidentes e dar mais tempo para aproveitarmos com outras coisas”, planejou.
Aos 74 anos, a capixaba Ana Maria Pimentel Franco Alves reside em Serra, às margens da BR-101/ES, e definiu a conclusão do empreendimento como “sonho antigo” da população local. Para ela, o maior incômodo, além do fluxo intenso de veículos da rodovia federal, é a poluição sonora e do ar. “Sem dúvidas, vai melhorar para todos, porque os caminhões que vão para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais não vão passar aqui por dentro, o que é um grande avanço”, avaliou. “Temos um governo engajado com as causas sociais e preocupado com a população, por isso hoje podemos celebrar que essa obra está concluída”, disse.
"O Contorno é uma obra de mais de R$ 500 milhões que somou esforços com recursos da bancada federal do Espírito Santo com os recursos da PEC da transição, o que garantiu que a gente levasse esse investimento adiante. Agora, o fluxo pesado dos veículos de carga sairá de Serra e passará pelo Contorno do Mestre Álvaro, deixando a BR-101 liberada para quem mora, estuda e trabalha na cidade", destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.
PRESERVAÇÃO – Ao longo da rodovia, ainda foram construídas três vias elevadas com cerca de 2,3 quilômetros de extensão para transposição de áreas ambientalmente sensíveis, além de 40 passagens subterrâneas de fauna, garantindo a preservação das espécies nativas do entorno da rodovia.
NOVO PAC – Com cerca de R$ 5,6 bilhões previstos para os próximos anos, o Novo PAC permitiu a liberação do Contorno de Mestre Álvaro, uma das principais obras do programa para o Espírito Santo. Nas intervenções elencadas pelo Governo Federal como prioridade no estado, são R$ 3,6 bilhões para rodovias e R$ 2 bilhões para ferrovias. Entre os projetos previstos estão:
• Construção da BR-259/ES (acesso Guandu) e da BR-447/ES (acesso Capuaba)
• Projeto de construção do Contorno de Cachoeiro do Itapemirim, na BR-482/ES
• Duplicação da BR-259/ES, entre João Neiva, Colatina e Aimorés
• Projeto de duplicação da BR-262/ES
• Estudo de novas concessões da EF-118 – Rio-Vitória
Por: Planalto
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte