CNE se reúne após reestruturação, e celebra participação ampliada
O ministro André Fufuca reiterou a importância da relação amistosa e colaborativa com as entidades esportivas
O Conselho Nacional do Esporte (CNE) deu início à 57ª Reunião Ordinária do colegiado na manhã desta quarta-feira (6/12). Foi a primeira reunião do CNE sob a presidência do ministro do Esporte, André Fufuca.
Ele abriu os trabalhos enfatizando a elaboração da nova estrutura do colegiado, que priorizou ampliar a participação. “Fiz questão de que Câmara e Senado estivessem aqui, e que algumas cadeiras ausentes estivessem novamente presentes. Estados e municípios também precisam estar no CNE, porque não podemos falar em avanços nas políticas públicas do esporte sem escutar as cidades e os estados”, comentou.
Fufuca destacou ainda a relação amistosa que pretende manter com as entidades esportivas, considerando federações e confederações como as responsáveis por grande parte dos avanços do setor.
“Não consigo ver o Brasil como uma potência no paradesporto sem o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), não consigo ver vários avanços que temos hoje no esporte de base sem a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), de Desporto Universitário (CBDU), CBC, no âmbito dos Clubes, até porque o ministério tem suas limitações de orçamento. É muito melhor trabalhar em parceria do que trabalhar afastado, brigado ou distanciado”, explicou.
Participaram da reunião o presidente da Comissão do Esporte da Câmara federal, deputado Luiz Lima (PL/RJ), e Vicente Pithon, representando o gabinete do senador Romário (PL/RJ), presidente da Comissão de Esporte do Senado. Também fizeram parte do encontro representantes da CBDU; CBDE; Comitê Brasileiro de Clubes (CBC); COB; CPB; Comissão Desportiva Militar do Brasil; Fórum Nacional de Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer; Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS); Conselho Federal de Educação Física (Confef); e Organização Nacional de Entidades do Desporto (ONED).
Por: Ministério do Esporte
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte