Educação

Conheça as principais ações do MEC para articulação com os sistemas de ensino

Ministério promoveu debates sobre o ensino médio e o Plano Nacional de Educação. Também trabalhou pela valorização profissional do magistério da educação básica

29/12/2023 11:56
Conheça as principais ações do MEC para articulação com os sistemas de ensino
Foto: Divulgação

 

A atual gestão do Ministério da Educação (MEC) concluiu o seu primeiro ano com uma série de iniciativas de articulação intersetorial com os sistemas de ensino. Entre as principais entregas do ano estão: a realização de consultas públicas sobre o ensino médio; instituição do Grupo de Trabalho (GT) para discutir o atual Plano Nacional de Educação (PNE) e definir as metas para o próximo decênio 2024-2034 ; realização de etapas estaduais e municipais da Conferência Nacional de Educação ( Conae ); e reuniões com o Fórum Permanente de Acompanhamento da Política do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério da Educação Básica.

Confira as principais entregas de articulação intersetorial com os sistemas de ensino:

 
 
Entrega
Pessoas beneficiadas
Investimento
1
Consulta pública online sobre o ensino médio, por meio da plataforma Participa+Brasil . A iniciativa teve a participação de 11.024 respondentes.
Estudantes e população em geral
Não se aplica
2
Consulta pública online sobre o ensino médio , por meio do WhatsApp , com a participação de 139.159 pessoas, sendo 102.338 estudantes, 1.075 jovens que não se identificaram como estudantes, 30.274 professores e 5.480 gestores.
Estudantes e população em geral

 

Não se aplica
3
Recebimento de d ocumentos de 21 entidades com análises e proposições para a Política Nacional de Ensino Médio . Encontro Nacional de Estudantes em Brasília (DF) , reunindo 180 estudantes do ensino médio de todos os estados do país.
Estudantes e população em geral

 

Não se aplica
4
Grupo de T rabalho do P lano N acional de E ducação (GT PNE) , com a p articipação de mais de 63 entidades ligadas às pautas da educação à nível nacional para ordenar, inovar, reordenar e reorganizar as metas para o PNE decênio 2024-2034 .
Estudantes e população em geral

 

Não se aplica
5
Articulação entre poderes e representações diversas da sociedade para debater os resultados do PNE vigente , p or meio do GT PNE .


Dessa forma, o MEC tem promovido o
Ciclo de Webinários Conae 2024, com o tema “Plano Nacional de Educação (PNE) em Debate: Garantia da Educação como Direito e Política de Estado” . Todos os encontros são transmitidos pelo canal do MEC no Youtube . Em 2023, foram realizados 14 debates e 37 especialistas discuti ram as metas vigentes e proposições para o PNE decênio 2024-2034.

Estudantes e população em geral

 

Não se aplica
6
O GT PNE , r eunindo as críticas pós - avaliação do Inep sobre o PNE vigente e considerando as novas realidades educacionais e sociais apresentadas, elaborou a descrição de macroproblemas para a condução e construção do PNE 2024-2034.
Estudantes e população em geral

 

Não se aplica
7
Conae : d urante as etapas municipais , o correram mais de 1.300 conferências , em mais de 50 mil municípios.
Estudantes e população em geral

 

Não se aplica
8
Conae : a s etapas estaduais somaram uma média de 800 contribuições para o Documento Referência da Conae , somando em torno de 8 mil emendas ao texto.
Estudantes e população em geral

 

Não se aplica
9
Valorização Profissional I novação Educacional : f oram realizadas 6 reuniões do Fórum Permanente de Acompanhamento da Política do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério da Educação Básica, com participação das entidades educacionais representativas para composição de pautas para debate e proposição de metodologias que se adaptem às necessidades contemporâneas .
Profissionais do magistério da educação básica
Não se aplica
10
Valorização Profissional

Desenvolvimento Profissional Contínuo : f oram realizadas 6 reuniões do Fórum Permanente de Acompanhamento da Política do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério da Educação Básica, com participação das entidades educacionais representativas para debate, discussão e aprovação d e Projeto de Lei para aperfeiçoamento da Lei 11.838/2008.

Profissionais do magistério da educação básica

 

Não se aplica
 
 
 
 
 

 

O MEC participou ativamente como membro do GT do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fun deb ) , com proposições de alteração na lei 14.113/2020 e na Comissão Intergovernamental para o Financiamento da Educação Básica de Qualidade ( CIF ), media ndo o alinhamento das propostas metodológicas do Inep com as demais secretarias.

 

 

 
 
 
 

 

 
 
 
 

 

Sase A Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino é responsável por estimular a ampliação do regime de cooperação entre os entes federativos, de modo a apoiar o desenvolvimento de ações para a criação do sistema nacional de educação. Entre suas atribuições estão: estabelecer, em conjunto com os sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mecanismos para o acompanhamento local da consecução das metas do PNE, e de seus planos subnacionais de educação; acompanhar a execução das diretrizes para a elaboração dos planos de educação dos entes federados, de acordo com o estabelecido no PNE; apoiar a estruturação da carreira e da remuneração, e as relações democráticas de trabalho dos profissionais da educação, em parceria com os sistemas de ensino, entre outras atividades.

Por: Ministério da Educação (MEC)

 

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/conheca-as-principais-acoes-do-mec-para-articulacao-com-os-sistemas-de-ensino
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