Igualdade Racial e Secom vão promover a comunicação antirracista na administração pública federal
Plano de Comunicação Antirracista terá propostas de estratégias para ampliar a diversidade racial em publicidades e patrocínios do Estado
No dia 20 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará decreto que instituirá Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) responsável por propor ações, estratégias e orientações para uma comunicação antirracista na Administração Pública Federal. Formado por integrantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR) e da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, o GTI terá 90 dias para elaborar o Plano Nacional de Comunicação Antirracista.
O plano reunirá estratégias de promoção da diversidade racial em publicidades e patrocínios do Estado, de diálogo com a sociedade e veículos de comunicação, de apoio técnico a novas diretrizes e políticas voltadas ao tema, de formação para porta-vozes, servidores e prestadores de serviço e de fortalecimento de mídias negras.
Com reuniões periódicas, o GTI será composto por cinco representantes do MIR e cinco representantes da SECOM, que convidarão especialistas e representantes da sociedade civil para participar de reuniões ou emitir parecer.
A sociedade civil também poderá enviar recomendações e participar por meio de uma consulta pública online.
Para Anielle Franco, a comunicação pode ter um papel de protagonismo no combate ao racismo. “Esta é uma entrega que reflete o compromisso desse governo no combate ao racismo e vai trazer este debate para o centro da comunicação institucional. É um passo inicial muito importante para que as nossas comunicações tenham um papel ativo nesse combate”, diz Anielle
Para o ministro Paulo Pimenta, o combate ao racismo é parte importante da agenda do Governo Federal. "Seguimos no governo do presidente Lula uma agenda de compromisso com o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial e, por isso, vamos trabalhar para construir propostas que garantam uma comunicação pública mais inclusiva, que reflita a diversidade do povo brasileiro, e não reforce estereótipos ou preconceitos", disse o ministro
AÇÃO PUBLICITÁRIA E WEBINAR - Além do GTI e da consulta Pública, o MIR e a SECOM lançarão uma ação publicitária de TV, rádio e digital alusiva ao 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. A ação tem por objetivo dar conhecimento à população de iniciativas e políticas públicas de promoção da igualdade racial desenvolvidas na esfera federal, além de sensibilizar a sociedade para o tema.
Finalmente, no dia 29 de novembro, MIR e SECOM realizarão o webinário "Racismo na Internet: evidências para formulação de Políticas Digitais". O evento, que integrará os trabalhos do GTI de comunicação social antirracista, pretende reunir ministérios, órgãos públicos, universidades, pesquisadores, sociedade civil organizada, comunicadores sociais e setor privado para tratar medidas de proteção a vítimas de violação de direitos nos serviços digitais de comunicação.
Para saber mais, acompanhe a página especial no site do Ministério da Igualdade Racial.
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