Igualdade racial

MIR participa da instalação da Comissão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, após criação da ODS da Igualdade Racial

Durante a cerimônia, ocorreu a posse dos representantes da CNODS, incluindo a diretora da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Tatiana Dias.

19/12/2023 17:28
MIR participa da instalação da Comissão para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, após criação da ODS da Igualdade Racial

 

Nesta terça-feira,19, a secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Iêda Leal, juntamente com a Diretora Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação (DAMGI), Tatiana Dias e a coordenadora Isadora Oliveira,  participaram da cerimônia de instalação da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), realizada no Auditório Wladimir Murtinho no Itamaraty, em Brasília.

Durante a cerimônia, ocorreu a posse dos representantes da CNODS, incluindo a diretora Tatiana Dias. Foram pactuados os instrumentos e as condições necessárias para abertura dos trabalhos do grupos. Os membros também debateram sobre a mobilização nacional para a implementação da Agenda 2030. Bem como a, criação do ODS 18 sobre promoção da igualdade racial; territorialização e difusão da Agenda 203 e da subcomissão sobre as comunidades e povos tradicionais; relatório voluntário a ser apresentado na ONU em julho de 2024.

A criação do novo ODS é fruto da ação do Ministério da Igualdade Racial (MIR), em articulação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI).

“Trata-se de momento de grande importância, pois reinstala-se a Comissão Nacional dos ODS, recolocando o desenvolvimento sustentável como central para o projeto de país, com uma dimensão ampla e participativa e com a novidade e o desafio do ODS 18, de Igualdade étnico e racial”, enfatiza a diretora Tatiana Dias.

A CNODS, recriada pelo Decreto 11.704 de 14 de setembro de 2023 e representa o compromisso do governo com a busca por um novo modelo de desenvolvimento, garantindo a inclusão e a justiça social com democracia e preservação ambiental.

A Comissão será presidida pela Secretaria-Geral e composta por um representante dos seguintes órgãos: Casa Civil; Controladoria-Geral da União; Gabinete de Segurança Institucional; Ministério da Agricultura e Pecuária; Cidades; Ciência, Tecnologia e Inovação; Comunicações; Cultura; Defesa; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Integração e do Desenvolvimento Regional; Direitos Humanos e da Cidadania; Educação; Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Esporte; Fazenda; Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Igualdade Racial; Justiça e Segurança Pública; Meio Ambiente e Mudança do Clima; Minas e Energia; Mulheres; Pesca e Aquicultura; Planejamento e Orçamento; Portos e Aeroportos; Povos Indígenas; Previdência Social; Relações Exteriores; Saúde; Trabalho e Emprego; Transportes; Turismo; Secretaria de Comunicação Social e Secretaria de Relações Institucionais; dois representantes de governo estadual ou distrital; dois representantes de governo municipal; quarenta e um representantes da sociedade civil.

Por: Ministério da Igualdade Racial (MIR)

 

Link: https://www.gov.br/igualdaderacial/pt-br/assuntos/copy2_of_noticias/mir-participa-da-instalacao-da-comissao-para-os-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-apos-criacao-da-ods-da-igualdade-racial
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte