Seminário discute participação social na política de moradia
Foram sugeridas iniciativas no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades
As experiências da Secretaria Nacional de Participação Social (SNPS) da Secretaria-Geral da Presidência da República foram apresentadas no Seminário “Estado, Democracia e Participação Social nas Políticas Públicas, Habitação, Minha Casa e o Entorno”, promovido pela Associação que reúne movimentos populares e comunidade da Cohab Jardim São Bento, no Capão Redondo, zona sul da capital paulista, neste domingo (6).
O seminário reuniu cerca de trezentas pessoas dos movimentos populares e da comunidade com a questão da moradia como tema central. Foi proposta uma reflexão sobre os processos de lutas sociais, pela construção e conquistas de políticas públicas com participação social. Entre os participantes, a maioria foi de famílias de um projeto do Minha Casa, Minha Vida - Entidades, para 472 unidades habitacionais, já em fase final junto à Caixa Econômica Federal. A presença foi principalmente de mulheres.
O diretor de Participação Social da SNPS, Paulo Oliveira, falou sobre a política pública habitacional retomada pelo governo federal, em especial, o programa Minha Casa, Minha Vida - Entidades e iniciativas para promover a participação social no âmbito do Programa.
Na sua apresentação, explicou que a Secretaria-Geral está organizada para a rearticulação e a ampliação da participação social no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Disse que a Secretaria Nacional de Participação Social está elaborando proposta para levar a um processo de participação social com educação popular nos territórios. E defendeu a ampliação de processos de democracia participativa, com plena participação social nas construções e realizações de políticas públicas.
Por: Secretaria-Geral da Presidência da República
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte