Trabalho e emprego

Carteira de Trabalho Digital teve 685 milhões de acessos e 14 milhões de novos usuários em 2023

Desde o seu lançamento, em 2019, a Carteira de Trabalho Digital já teve mais de 1.8 bilhão de acessos

19/01/2024 18:55
Carteira de Trabalho Digital teve 685 milhões de acessos e 14 milhões de novos usuários em 2023

 

A Carteira de Trabalho (CTPS) Digital registrou mais de 685,2 milhões de acessos em 2023, somando um total de mais de 1.8 bilhão de acessos, desde o seu lançamento em 2019.  Os acessos virtuais ocorreram tanto por meio do aplicativo quanto pelo portal Gov.br. No mês de dezembro, o aplicativo atingiu a marca de 70 milhões de trabalhadores habilitados, tendo 14 milhões de novos usuários no ano.

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital reúne os principais serviços do Ministério do Trabalho e Emprego, disponibilizando ao cidadão sua qualificação civil, o acompanhamento da sua vida laboral, permitindo-o fiscalizar as movimentações de seus contratos de trabalho e, no momento de desligamento de seu vínculo, realizar a solicitação do Seguro-Desemprego.

De dezembro/2019 a dezembro/2023, foram realizados 27,1 milhões de requerimentos de seguro-desemprego, sendo 67% deles (18,2 milhões) por meios eletrônicos (aplicativo e site). Só em 2023, do total de 7,1 milhões de trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego, mais de 75% dos requerimentos foram realizados pelos canais digitais do MTE.

Outros serviços, como a apresentação de recurso contra eventual indeferimento do Seguro-Desemprego e o acompanhamento do Abono Salarial, também podem ser feitos de forma virtual por meio da Carteira de Trabalho Digital.

A plataforma, que é desenvolvida pela Dataprev para o Ministério do Trabalho e Emprego, trouxe muito mais praticidade e rapidez nos processos de admissão, demissão e atualização dos dados (como férias, alterações de função etc.). Com ela, os documentos ficam em dia de forma mais rápida, tendo os dados seguros de forma digital, e permitindo ao trabalhador acessar os seus dados a qualquer momento.

Carteira de Trabalho Digital - O documento digital passou a substituir o documento físico de papel em 2019, sendo emitida automaticamente para todo brasileiro ou estrangeiro que tenha inscrição no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF). Dessa maneira, não é mais necessária a emissão do documento físico em papel para contratação por meio do eSocial.

Saiba como Acessar: Para acessar a CTPS Digital, o cidadão pode baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual de dispositivos IOS e Android ou acessar pelo site https://www.gov.br/ptbr/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho .

Para os cidadãos que ainda não possuem cadastro no Gov.BR, é necessário realizar o processo de registro. Para aqueles que já estão cadastrados, basta acessar a plataforma utilizando as informações de login e senha.

Por: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

Edição: Thays de Araújo

 

Link: https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/noticias-e-conteudo/2024/janeiro/carteira-de-trabalho-digital-teve-685-milhoes-de-acessos-e-14-milhoes-de-novos-usuarios-em-2023
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte