Concurso Público Unificado: Ministério da Gestão realiza quarta rodada de live tira dúvidas
Ao todo, serão selecionados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais
Já está disponível no canal do YouTube do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos o quarto vídeo tira dúvidas sobre o Concurso Público Nacional Unificado. A transmissão aconteceu nesta terça-feira (16/01), abordando o Bloco 7, sobre Gestão Governamental e Administração Pública, que tem 1.748 vagas, o maior número do concurso, representando 25% do total das 6.640 oferecidas.
"É um bloco que dialoga diretamente com o PPA 2024-2027, na medida em que busca fazer uma melhoria qualitativa para a capacidade de gestão e de entrega de políticas públicas. É o bloco que tem o perfil mais variado, com formações diversas, são poucos cargos que exigem especialidades de formação, é o bloco em que teremos discussões desde a política pública aplicada até a comunicação social, que é extremamente importante", explicou o assessor do Gabinete da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI Pedro Assumpção Alves.
O convidado da quarta edição é Marco Antônio Rodrigues Pieroni, coordenador de Governança, Estratégia e Riscos da Advocacia Geral da União (AGU), que participou da comissão organizadora do concurso.
As inscrições estarão abertas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro, com taxa de R$ 60 para vagas de nível médio e de R$ 90 para vagas de nível superior. As provas serão aplicadas em 5 de maio em 220 cidades brasileiras, com questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação.
Criado pelo MGI, o Concurso Público Nacional Unificado é considerado um modelo inovador de seleção de servidores públicos, realizando conjuntamente concursos públicos para cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, priorizando as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público e zelando pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas.
Serão selecionados 6.640 servidores para 21 órgãos públicos. Os interessados em participar devem acessar sua conta na plataforma Gov.br.
Assista ao quarto vídeo - Bloco 7 - Gestão Governamental e Administração Pública:
Confira os vídeos já publicados:
Tira Dúvida 1 - Tutorial - Entendendo o Edital do Concurso Público Nacional Unificado
Tira Dúvida 2 - Bloco 1 Infraestrutura, Exatas e Engenharias - CPNU
Tira Dúvida 3 - Bloco 8 Nível Intermediário - Concurso Público Nacional Unificado
Por: Agência Gov
Texto: Daniella Cambaúva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte