Crimes de latrocínio diminuíram 23,64% em 2023 no Brasil
Dados positivos refletem o endurecimento nas ações contra a criminalidade e a aplicação de políticas públicas
Os casos de latrocínio (roubo seguido de morte) caíram 23,64% no país no ano passado, quando foram registrados 953 ocorrências do tipo, em comparação com 2022, quando os números chegaram a 1.248. O índice demonstra a eficácia de ações de combate ao crime nas cidades e estados, junto à adoção de políticas públicas voltadas aos cidadãos, em especial, aos de maior vulnerabilidade social. Leia mais aqui .
As informações são fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recebe e valida os dados eletronicamente junto aos membros da Federação. Os dados são coletados por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública - Validador de Dados Estatísticos (Sinesp VDE). O painel já está disponível para consulta . A atualização, com os dados do ano de 2023, será incluída na ferramenta nos próximos dias.
O sistema permite que o MJSP tenha dados nacionais oficiais validados, que otimizam os subsídios para tomada de decisões e implementação de políticas públicas, assim como para a produção e publicação de estatísticas criminais em âmbito nacional.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte