Capes publica lista de inscrições homologadas de programa de doutorado
Candidatos receberão bolsas para estudar no exterior por um período que pode variar entre três e seis meses; atividades começam entre abril e junho
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou a lista com as 1.182 inscrições homologadas para o Edital nº 30/2023, do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE). Publicado no site da Fundação nessa terça-feira (23/01), o documento traz a relação com o nome do participante e o número da respectiva inscrição. As atividades se iniciam entre abril e junho.
O PDSE complementa e aumenta as possibilidades de formação ofertadas no Brasil e expande a colaboração com cientistas do exterior. A iniciativa também aumenta a visibilidade da produção científica do País e fortalece os programas de pós-graduação nacionais.
Podem participar brasileiros natos e estrangeiros com visto de estudante ou autorização de residência no Brasil. Os candidatos não podem ter título de doutor e precisam estar matriculados em cursos de doutorado com nota igual ou superior a 4 e não estarem inadimplentes com a CAPES ou quaisquer órgãos da administração pública.
Sobre o Programa
Criado em 2006, o PDSE permite que alunos matriculados em cursos de doutorado no Brasil façam parte de seus estudos em instituição estrangeira. Ao final da bolsa eles devem retornar ao País para a defesa da tese.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte