Mulheres

Igualdade de gênero no mercado de trabalho é tema do programa A Voz do Brasil

Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, vai detalhar o assunto nesta terça-feira (30), ao vivo, a partir das 19h

30/01/2024 16:50
Igualdade de gênero no mercado de trabalho é tema do programa A Voz do Brasil
Foto: Divulgação/EBC

 

O programa A Voz do Brasil, desta terça-feira (30/01), vai entrevistar a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Entre os temas que serão abordados, estão a igualdade de gênero no mercado de trabalho e o debate do Grupo de Trabalho (GT) Empoderamento de Mulheres, que se reúne pela primeira vez sob a Presidência do Brasil temporária do País no G20 durante 2024. O GT havia sido criado sob a Presidência da Índia do grupo, em 2023.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, uma mulher recebe, em média, 78% do salário do homem. Para tentar sanar essa diferença, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, a lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre mulheres e homens que exercem a mesma função. “É um passo importante para a garantia da igualdade no mundo do trabalho. Esta é uma prioridade do Governo Federal, especialmente do Ministério das Mulheres”, ressaltou Cida Gonçalves, na ocasião da regulamentação da lei.

Diminuir em 25% a desigualdade de gênero no mercado de trabalho até 2025 é um compromisso dos países-membros do G20. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), essa equiparação traria um incremento acumulado de 3,3% ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ao longo do período. A OIT também afirma que o PIB Mundial seria 28% maior com igualdade salarial plena entre mulheres e homens.

Saiba mais sobre o assunto no programa A Voz do Brasil desta terça-feira, ao vivo, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo Canal Gov:

Por: Agência Gov

Texto: Thays de Araújo

Edição: Daniella Cambaúva


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte