Economia

Ministro visita Feira do Empreendedor de São Vicente (SP)

Márcio França participou da Feira de Empreendedorismo, Economia Criativa e Inovação; Ministério assinou convênio com a Prefeitura vicentina para incentivar o empreendedorismo

20/01/2024 15:36
Ministro visita Feira do Empreendedor de São Vicente (SP)
Foto: Marcio Pinheiro/MEMP


'A São Vicente dos 500 Anos, como você imagina?'
A pergunta, impressa num enorme painel, logo na entrada da Feira de Empreendedorismo, Economia Criativa e Inovação, foi logo respondida, pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), Márcio França, em visita ao evento, na Praia do Gonzaguinha e Praça 22 de Janeiro, na sexta-feira (19/01): "Uma cidade boa e feliz para todos os vicentinos" , escreveu.

E uma medida já foi tomada para a prosperidade do município. Para marcar o aniversário de 492 anos da primeira vila do Brasil, como projeto piloto no País, o MEMP, assinou um convênio com a Prefeitura de São Vicente, para viabilizar a iniciativa, que começou no dia 18 e prossegue até 22 de janeiro, dia da fundação da cidade.

"São Vicente, tem forte e natural vocação empreendedora. Por isso, é uma das primeiras no país a ser beneficiada com esse convênio", destacou França.

No espaço para oficinas e palestras da feira, na praça onde fica a famos Biquinha, ele conversou com comerciantes e entidades da cidade, reunindo representantes da Prefeitura e Câmara de São Vicente, Sebrae, Senac, Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Associação Comercial de SV e Rotary Club de SV, e o deputado estadual Caio França.

O ministro disse que é possível se estudar que a feira funcione ao longo do ano. Ressaltou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está empenhado em incentivar o empreendedorismo regional, e que planeja criar um espaço digital brasileiro para venda de produtos e serviços. 

Márcio França ainda comentou sobre o projeto Desenrola Brasil para empresas, que deve estar ativo no primeiro trimestre, e sobre a criação de um cartão de identificação do empreendedor que irá trazer diversos benefícios." No Brasil, são 15 milhões de MEIs, com 44% deles endividados. Precisamos ajudar essas pessoas a zerar as dívidas para que possam investir no seu negócio."

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, agradeceu o ministro e o Governo Federal pela iniciativa. "É um privilégio termos nossa cidade como uma das primeiras a receber esse convênio tão importante. Aqui se respira empreendedorismo, mas o estímulo e capacitação são fundamentais." Durante a feira, nomes reconhecidos no setor vêm fazendo palestras e workshops, como Nat Finanças e Juliana Góes.

EXPOSIÇÃO - Em espaço na orla do Gonzaguinha, Márcio França conversou com os 25 empreendedores que estão expondo e vendendo produtos e serviços, nas áreas de gastronomia, artesanato, moda, entre outros. O local conta, também, com cinco espaços institucionais, oferecendo formalização de empreendedores; espaço da mulher empreendedora; acesso a crédito; capacitação empreendedora e técnico-profissionalizante, e inovação da micro e pequena empresa.

Para Ana Paula da Soledade, 45, da 'Bora Lá Viagens', a feira abre portas e traz muita esperança para o setor. Empreendendo desde 2016, Ana era MEI (Microempresa Individual) e agora conseguiu migrar para ME (Microempresa).

Já Vera Lúcia Quirilo, 57, começou costurando máscaras durante a pandemia. "Eu não gostava e não sabia costurar, mas fiz curso de costura criativa, aprendi no YouTube, cursei Sebrae também, e hoje vivo disso" . Ela vende produtos como bolsas, porta-níqueis e necessaires. "Agradeço muito o Governo Federal por olhar por nós. Obrigado, ministro".

Por: Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Link: https://www.gov.br/memp/pt-br/assuntos/noticias/ministro-marcio-franca-visita-feira-do-empreendedor-de-sao-vicente-sp
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte