Brasil e Singapura assinam memorando sobre segurança operacional
Documento facilitará a cooperação entre os órgãos e o reconhecimento e aceitação mútua de aprovações e certificados de aeronavegabilidade
Um Memorando de Entendimentos ( MoU , na sigla em inglês) foi assinado entre a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS), com apoio da Embaixada do Brasil em Singapura e Delegação Brasileira na OACI, com o propósito de assegurar a cooperação mútua entre Brasil e Singapura para o aprimoramento da segurança da aviação civil.
O memorando facilitará o estabelecimento de acordos de reconhecimento e aceitação mútuos de aprovações e certificados de aeronavegabilidade. Auxiliará também nas trocas de informações sobre segurança na aviação e reforçará o intercâmbio de conhecimentos por meio de treinamento e formação entre as signatárias do MoU .
Para o diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira, a cooperação é fundamental na arena global da aviação e a CAAS é uma autoridade relevante com a qual a ANAC se congratula por estabelecer a parceria, uma vez que ambas as autoridades da aviação civil têm registros de segurança notáveis. “O Memorando de Entendimento facilitará os procedimentos de supervisão da segurança, o que beneficiará os nossos setores e reforçará a nossa amizade em muitas áreas diferentes, representando uma conquista há muito desejada”, afirmou.
Na visão do diretor-geral da CAAS, Han Kok Juan, a cooperação entre as autoridades é fundamental para reforçar a supervisão da segurança nas operações aéreas, além de impulsionar a indústria de aviação dos dois países. “O Memorando de Entendimento com a ANAC, que antecede a introdução da aeronave Embraer E190-E2 no registro de aeronaves de Singapura no segundo trimestre de 2024, facilitará a aceitação e validação das certificações de projeto e aprovações de produção pela ANAC e ajudará a agilizar os processos de aprovação para as operações da empresa Scoot , de Singapura”, declarou.
Por: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte