A Embratur e a companhia aérea TAP Air Portugal assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) com foco na ampliação da conectividade aérea internacional para o Brasil. O documento prevê ações de promoção dos destinos brasileiros na Europa. A solenidade que marcou o início dos trabalhos aconteceu na tarde desta quarta-feira (28) durante a feira Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), na capital portuguesa.
Na ocasião, o CEO da TAP, Luís Rodrigues, revelou que “o Brasil é o país que a companhia aérea mais investiu em ampliação da frequência de rotas”. “Durante o verão europeu [junho a agosto] de 2024, estão programados 96 voos semanais da aérea para o Brasil, 20% a mais que os 80 voos semanais realizados no mesmo período em 2023. É um recorde histórico da empresa para este período do ano”, detalhou.
Na solenidade, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da companhia aérea para o turismo brasileiro. “A TAP é responsável por 80% dos voos de Portugal para o Brasil, mas é também, e principalmente, a porta de acesso da Europa ao Brasil, graças à grande conectividade com os demais países europeus através do Aeroporto de Lisboa”, disse.
O acordo possui um plano de trabalho com ações conjuntas da TAP e da Embratur de promoção internacional dos destinos brasileiros. “Esse acordo amplia ainda mais a sinergia de nossas ações de promoção na Europa, garantindo que consiga chegar ao Brasil, com voos diretos ou conexões rápidas, o turista europeu que tem o interesse de conhecer nosso ecoturismo da Amazônia, nosso afroturismo da Bahia e toda a diversidade de destinos e experiências que nosso país possui”, destacou Freixo.
Trabalho conjunto
Ao todo, 11 capitais do Brasil são atendidas pela TAP em todas as regiões do país e todo o crescimento de rotas da TAP, planejadas para este ano, são para o Brasil. O acordo terá validade de dois anos e prevê o compartilhamento de dados para otimizar ações da TAP e da Embratur, e avaliação de oportunidades para ampliação do grupo português no mercado aéreo brasileiro, para aumentar a conectividade do país com o continente europeu, por exemplo.
A Agência e a companhia aérea vão desenvolver, juntas, pesquisas e análises de mercado voltadas para a melhoria de ações para promoção do Brasil no exterior e, também, uma série de estratégias de marketing.
Estão previstas ações coordenadas e promoção do turismo para o Brasil por meio de relações públicas e parcerias com a imprensa e campanhas publicitárias, eventos, feiras, workshops e outras atividades para o aumento da visibilidade dos destinos nacionais e a atração de turistas estrangeiros.
Por: Embratur