Carnaval, abuso de álcool e uso de drogas ilícitas são temas do programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (08)
Atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) no período será detalhado pela assessora do departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Márcia Oliveira, a partir das 19h
Durante o carnaval, com mais gente circulando nas ruas e acesso facilitado a bebidas alcoólicas, além das drogas ilícitas, muitos foliões se animam e exageram no consumo. Para detalhar a atuação do Governo Federal frente às consequências dos exageros causados pelas festividades, o programa A Voz do Brasil recebe a assessora do departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Márcia Oliveira.
O álcool, bem como o uso de qualquer outra substância psicoativa, contribui para a ocorrência de quedas, afogamentos, intoxicações e violências durante os dias de festa, aumentando a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) durante o feriado. Além disso, muitos foliões assumem o volante mesmo depois de consumir qualquer quantidade de bebida alcoólica, ocasionando acidentes que poderiam ser evitados.
O Ministério da Saúde adverte que, além de evitar dirigir depois de beber álcool, é importante rejeitar carona de amigos ou outros motoristas que tenham ingerido qualquer substância psicoativa. É importante reforçar que dirigir alcoolizado é crime previsto em lei. Não coloque sua vida nem a dos demais em risco. Guarde boas lembranças do carnaval. Se beber, não dirija!
Saiba mais sobre o assunto na edição do programa A Voz do Brasil desta quinta-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo Canal Gov:
Por: Agência Gov
Texto: Thays de Araújo
Edição: Daniella Cambaúva
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte