MJSP debate ações para reduzir danos causados pelo consumo de álcool
Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad) defendeu a criação de uma coordenação-geral de políticas de álcool no país e apresentou as oportunidades e os desafios enfrentados no Brasil
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) participou, por meio da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça (Senad), do RESET Alcohol Partner Meeting, realizado de 20 a 22 de fevereiro, na Cidade do México.
O evento reuniu líderes e especialistas com o objetivo de discutir estratégias e prioridades para o trabalho de políticas públicas de álcool. O ponto central das discussões foi a tributação do álcool como medida de intervenção para reduzir o consumo e os riscos e danos associados, a exemplo do que ocorreu com as políticas para o tabaco.
O diretor de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações da Senad, Maurício Fiore, expressou o compromisso do MJSP na temática e destacou a realização de uma reunião estratégica em dezembro do ano passado, no qual órgãos do governo e da sociedade civil concordaram na criação de um Grupo de Trabalho no Governo Federal para cumprir um papel de coordenação das políticas relacionadas ao álcool.
“Em parceria com o Hospital das Clínicas de Porto Alegre, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), realizaremos quatro fóruns com especialistas e atores-chave para apresentar ações cuja eficiência já foi apontada por evidências científicas em âmbito internacional e quais são as principais barreiras para implementá-las no Brasil. E, claro, como superá-las. Entre os temas, estão os acidentes de trânsito relacionados ao consumo de álcool, políticas de preços e taxação, intervenções na área da saúde e regulação de publicidade e marketing, com foco especial no controle à exposição de crianças e adolescentes”, afirmou o diretor da DPAGI/Senad.
O encontro no México proporcionou um espaço vital para compartilhar e se apropriar de evidências acerca do debate sobre taxação, além de outros temas relacionados, como a sensibilização da população para os danos causados pelo uso de álcool. Além da Senad/MJSP, a Receita Federal também enviou um representante para o evento.
Sobre o RESET Alcohol
O RESET Alcohol é uma iniciativa global liderada pela Vital Strategies, com o objetivo de reduzir os danos causados pelo álcool por meio de políticas comprovadas no México, Colômbia, Sri Lanka, Filipinas e Brasil. O projeto é financiado pela Open Philanthropy e trabalha em estreita colaboração com uma variedade de parceiros, incluindo instituições acadêmicas, organizações internacionais e governos locais, para promover mudanças significativas nas políticas de álcool em todo o mundo.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte