Nova concessionária assume operação do Aeroporto Internacional de Natal
Zurich Airport Brasil venceu a relicitação do aeroporto em maio de 2023 e irá operá-lo por um período de 30 anos
Esta segunda-feira (19/02) foi marcada pelo início das operações da Zurich Airport Brasil no Aeroporto Internacional de Natal, localizado na região metropolitana da capital, em São Gonçalo do Amarante (RN).
Trata-se da primeira relicitação de aeroportos do Brasil, existindo uma transferência de privado para privado. Após a antiga concessionária decidir deixar a administração do aeroporto potiguar, em março de 2020, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) realizou o processo para definir uma nova administradora. Em maio de 2023, a Zurich Airport Internacional venceu o leilão de relicitação do terminal, com lance de R$ 320 milhões.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou da cerimônia de início das operações e destacou na importância das melhorias para o crescimento da economia no estado.
“Com isso a gente vai estruturar o aeroporto, com o volume de investimentos que serão feitos, isso vai produzir melhoria no aeroporto e mais do que isso, estruturar o aeroporto para receber turistas brasileiros e sobretudo estrangeiros que querem visitar o Rio Grande do Norte”, disse.
Há uma grande expectativa no Rio Grande do Norte e região, pois é o desfecho de um processo acompanhado de perto pelo Governo Federal e pela sociedade devido à importância do aeroporto para o estado, visto que o terminal atende aproximadamente 2,5 milhões de passageiros anualmente.
A Zurich Airport Brasil já opera os aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé. Entre as melhorias planejadas para 2024 no Aeroporto Internacional de Nata destacam-se inovações na área comercial e estacionamento e aprimoramentos nos sistemas de climatização dos ambientes.
Por: Ministério de Portos e Aeroportos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte