Ampliado o prazo de inscrição para projetos conjuntos de pesquisa Brasil-Alemanha
Serão selecionados até dez estudos nas áreas de Direito e Tecnologia de Produção e Manufatura
Encerra em 1º de março o novo prazo de inscrições de propostas para o Edital nº 33/2023 do Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC), uma parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a Fundação Alemã de Pesquisa (DFG). A reabertura do período para apresentação de projetos foi publicada na sexta-feira (23/02), no Diário Oficial da União. A data anterior era 19 de fevereiro.
As propostas devem ser apresentadas no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). O edital do PIPC estabelece duas chamadas: Direito e Tecnologia de Produção e Manufatura para que equipes brasileiras participem de projetos conjuntos com pesquisadores de instituições alemãs. Cada uma receberá até R$5,6 milhões.
Em cada chamada serão selecionadas até cinco propostas. Os projetos terão vigência de, no máximo, quatro anos. O início das atividades está previsto para janeiro de 2025.
Sobre o Programa
O Programa de Iniciativa de Pesquisa Colaborativa (PIPC) – CAPES/DFG é voltado ao fortalecimento da cooperação, da formação e da ampliação das redes de pesquisa entre brasileiros e alemães, além da mobilidade de alunos, professores e pesquisadores dos dois países. O Programa ainda apoia projetos conjuntos para a criação de redes de pesquisa.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)/ Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte