Energia

Recorde na geração de energia limpa no País é tema de entrevista de A Voz do Brasil desta quinta-feira (22)

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai detalhar as ações da Pasta para reduzir a emissão de gás carbônico, ao vivo, a partir das 19h

22/02/2024 17:15
Recorde na geração de energia limpa no País é tema de entrevista de A Voz do Brasil desta quinta-feira (22)
Foto: Divulgação/EBC

 

Em 2023, o Brasil alcançou a menor taxa de emissão de gás carbônico por megawatt/hora de energia elétrica gerada em 11 anos. O recorde é atribuído à entrada de fontes limpas de geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN), ao cenário hídrico favorável e às ações do Governo Federal para a descarbonização do setor.

Para falar sobre as ações governamentais para chegar a este resultado, o programa A Voz do Brasil recebe o ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, para entrevista, ao vivo, a partir das 19h.

De acordo com o MME, as usinas hidrelétricas representaram cerca de 70% de toda a geração verificada de energia elétrica (561.583 GWh, de janeiro a novembro de 2023), enquanto a energia eólica representou 15% do total. E, ainda no ano passado, o Brasil expandiu sua capacidade instalada de geração de energia elétrica em quase 20 gigawatts (GW), incluindo a geração distribuída, com destaque para a geração de fonte solar e fonte eólica, que representaram 69% e 25% do total dessa expansão.

Essas três principais fontes de geração de energia elétrica no Brasil reduzem a necessidade de geração de fonte térmica fóssil, que causa forte emissão de CO2, o gás carbônico, um dos principais causadores do efeito estufa.

Saiba mais sobre o assunto na edição do programa A Voz do Brasil desta quinta-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov:

Por: Agência Gov

Texto: Thays de Araújo

Edição: Daniella Cambaúva


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte