Reuniões bilaterais com líderes Africanos discutem parcerias para integração e desenvolvimento
Ministro Wellington Dias acompanha comitiva liderada pelo presidente Lula em viagem oficial à África e reafirma o compromisso do Brasil no combate à fome e à pobreza.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, integrou a comitiva brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma série de encontros bilaterais com líderes africanos neste domingo (18.02) em Adis Abeba, na Etiópia. As reuniões com os presidentes do Quênia, William Ruto, da Nigéria, Bola Tinubu, e do Estado da Líbia, Mohamed al-Menfi, tiveram a missão de fortalecer laços e ampliar a cooperação com os países.
O presidente Lula destacou a importância estratégica da África para o Brasil, frisando a necessidade de construir uma relação central com o continente. "Não só porque a África faz parte da nossa cultura e das nossas raízes, mas porque é um espaço extraordinário de futuro para o mundo", afirmou.
Na pauta das reuniões bilaterais, os representantes dos países reconheceram as oportunidades de colaboração em áreas como produção de alimentos, energia limpa, agricultura, indústria, construção civil, gás, petróleo, educação e ciência e tecnologia, com a participação dos setores público e privado dos países.
O ministro Wellington Dias enfatizou o objetivo das agendas bilaterais: retomar laços históricos e estabelecer novas parcerias com os países africanos. "As agendas bilaterais visam garantir a geração de emprego e a autossuficiência alimentar da África", disse. A produção de alimentos e a área comercial são áreas prioritárias para a cooperação entre Brasil e África.
"A produção de alimentos é um dos temas centrais", destacou o ministro Dias. O objetivo é que a África se torne autossuficiente e até mesmo exportadora de alimentos, com a cooperação do Brasil. Assim, as cooperações entre os países visam contribuir para a erradicação da fome e da pobreza no continente, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O ministro Dias também destacou a importância da participação da União Africana nos eventos preparatórios do G20, que serão realizados no Brasil a partir de março. A cooperação entre os países é fundamental para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável 2030, como a erradicação da fome e da pobreza.
Comitiva
Acompanharam a agenda bilateral as ministras Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Anielle Franco (Igualdade Racial), e os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) e Vinícius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União). A comitiva presidencial que viajou para o Egito e a Etiópia ainda inclui o ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) e do assessor-chefe adjunto da Assessoria Especial, Audo Faleiro.
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte