Anvisa divulga dados de produção dos bancos de tecidos
Documento traz informações relativas ao ano de 2023.
Já está disponível, no portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o compilado dos dados de produção referentes a 2023 informados pelos bancos de tecidos à Agência .
A planilha traz os dados brutos de produção de 58 bancos de tecidos em funcionamento no país em 2023. Entre eles , estão 46 bancos de tecidos oculares, sete bancos de tecidos musculoesqueléticos, quatro bancos de pele e um banco de tecido cardiovascular.
De acordo com a RDC 707/2022, que dispõe sobre as boas práticas em tecidos humanos para uso terapêutico, os bancos de tecidos devem informar seus dados de produção semestralmente à Anvisa. Dentre esses dados estão o número de doadores, a quantidade de tecidos obtidos e descartados, e os tecidos que foram disponibilizados para uso terapêutico.
Os bancos de tecidos são os estabelecimentos que realizam a triagem clínica, social, física e laboratorial dos doadores, a retirada, a identificação, o transporte, o processamento, o armazenamento, o controle de qualidade e a disponibilização de tecidos humanos, de forma a garantir sua qualidade e segurança.
Por: Agência Nacional de Vigilência Sanitária (Anvisa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte