Delegação brasileira participa das celebrações do 9º Dia da Alimentação Escolar Africana, em Burundi
Data celebra práticas bem-sucedidas em alimentação escolar, inspiradas pelo modelo brasileiro
Uma delegação do Brasil esteve presente no 9° Dia da Alimentação Escolar Africana, celebrado na última sexta-feira (1°), em Burundi, África. A data foi instituída em 2016 pelos chefes de estado da União Africana e reflete o reconhecimento e a adoção de práticas bem-sucedidas em alimentação escolar, inspiradas pelo modelo brasileiro.
Durante a comemoração, que contou com a participação de 24 países africanos, a coordenadora-geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil, Karine Santos, e Paola Barbieri, representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), lideraram a delegação brasileira, que se destacou como única representação não-africana convidada para o evento.
Os painéis e discussões do encontro focaram em temas críticos, como a relação entre alimentação escolar e mudanças climáticas, além do impacto significativo da nutrição adequada no desempenho acadêmico e na redução da evasão escolar. Em Bujumbura, capital de Burundi, estudantes e participantes se reuniram para comemorar os avanços da política e compartilhar experiências.
Essa interação internacional reafirma o papel do Brasil como referência global em alimentação escolar, além de destacar o compromisso contínuo com a cooperação e o apoio mútuo entre nações, buscando um futuro melhor por intermédio da educação e da nutrição.
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte