Educação

Enap e MGI iniciam ações para marcar o mês das mulheres e da discriminação racial

O eventou contou com a presença da ministra Esther Dweck e da secretária de Articulação e Promoção dos Direitos Indígenas, Juma Xipaia

06/03/2024 18:21
Enap e MGI iniciam ações para marcar o mês das mulheres e da discriminação racial

 

Para abrir as atividades do mês das mulheres e da eliminação da discriminação racial, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) promoveram, nesta quarta-feira (06), um debate sobre os direitos das mulheres, com perspectiva interseccional no Brasil.

Na mesa de abertura, a presidenta da Enap, Betania Lemos, ressaltou que as mulheres são mais da metade da população brasileira e ocupam uma parcela significativa no funcionalismo público. Por isso, ela destacou a importância do papel do Estado na promoção de políticas de igualdade de gênero e frisou que a Enap promove uma série de cursos e eventos educacionais para servidoras e servidores públicos - inclusive alguns com recorte de gênero, para reduzir a desigualdade de gênero.

A ministra do MGI, Esther Dweck, e a secretária de Articulação e Promoção dos Direitos Indígenas, Juma Xipaia, estiveram presentes no evento e reforçaram que neste mês também haverá atividades em alusão ao 21 de março, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. “O serviço público também tem muitos desafios para implementar políticas de enfrentamento a todas as formas de racismo. Trabalhar com foco nessas datas só reforça o nosso compromisso com a igualdade de gênero e raça na sociedade brasileira”, explicou Esther.

Direitos das mulheres

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) promoveu, ainda, a palestra magna da jurista e promotora do Ministério Público da Bahia, Lívia Sant’Anna Vaz.  Com o tema “Direito das mulheres no Brasil”, Livia apresentou o cenário das conquistas ao longo dos anos e as perspectivas do feminismo, além de deixar uma reflexão da escritora e ativista feminista interseccional, Audre Lorde: “Não sou livre enquanto outra mulher for prisioneira, ainda que as correntes dela sejam diferentes das minhas”.

Programação

A programação do mês das mulheres foi apresentada pela diretora de Educação Executiva (DEX), Iara Alves, que durante o evento lançou a edição especial da Revista do Serviço Público (RSP) dedicada ao tema “Mulheres na gestão pública: caminhos para a igualdade de gênero”. Interessados em submeter artigos autoral para esta edição devem acessar o link a seguir: (link)

Confira a programação do mês de março:

5 e 6 de março

Curso Liderança para homens do século XXI

8 de março

Palestra com Alicia Klein - Mulheres em todos os espaços: coragem e confiança para estarmos atentas e fortes;

Palestra Mulheres em todos os espaços;

Minicurso Quais papéis sociais não nos cabem mais?

Webinário Implementação da reserva de vagas para mulheres em situação de violência nos contratos públicos

18 a 20 de março

Debate  “Que reformas precisamos empreender para alcançar a equidade de gênero nas carreiras de Estado?

Encontro Latino-Americano sobre a Igualdade de Gênero na Administração Pública

Lançamento do Formação e Iniciativas Feministas

Assinatura de ACT com o MDS- Formando o estado que cuida (política de cuidados)

21 e 22 de março

Laboratório de metodologias para a transversalidade de gênero em políticas públicas

26 de março

Abertura do Curso para Mulheres Prefeitas (Abertura com Esther Dweck e Betânia Lemos)

Roda de conversa com mulheres escritoras para debater a questão do cuidado na literatura.
(tratativas com a Embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel, autora do best-seller Como Água para Chocolate. O livro discute o sistema opressivo que tolhe as mulheres na cultura hispânica. Na sequência de seu trabalho, Laura continuou denunciando esta opressão em obras como 'Lupita Gostava de Engomar'.

28 de março

Lançamento da rede de mulheres negras líderes no setor público, com  palestra de Maofane Odara

Por: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 

 

Link: https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/enap-e-mgi-iniciam-acoes-para-marcar-o-mes-das-mulheres-e-da-discriminacao-racial
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte